Open Journal Systems

O direito de brincar e a diversidade da Cultura Lúdica na Educação Infantil

Marilei Auxiliadora da Silva Bampi, Moacir Juliani, Nádia Ligianara Dewes Nyari

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar se o processo de brincar e a diversidade da cultura lúdica na Educação Infantil (EI) das Escolas Públicas Municipais de Lucas do Rio Verde - MT atendem às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada baseia-se em estudo de campo, de natureza qualitativa e método de abordagem indutivo, tendo abrangido professores da rede municipal de Educação Infantil do município, aplicando-se questionário distribuído via Google Forms. As respostas dos voluntários ajudam a retratar como eles concebem o brincar e a diversidade lúdica na EI, como são tratados nos planejamentos das aulas e como são aplicados durante as mesmas. Ao término do estudo, concluiu-se que a concepção, o planejamento e a execução das atividades lúdicas atendem com louvor às orientações da BNCC, propiciando um ensino de qualidade, promovendo este direito de aprendizagem concebido por ela.



Palavras-chave


Lúdico; Aprendizagem; Educação Infantil; Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. G. da S. Vivências lúdicas na educação infantil e o contexto de pandemia de Covid-19 no Brasil, 2020.

ALVES, R. Histórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars Poética,1995.ARIÈS, P. [trad. Dora Flaksman] História social da criança e da família. 2ª Ed. - Rio de Janeiro-RJ: Guanabara, 1986.

BISPO, C. C. L., BISPO, L. B. & SALAZAR, L. O. B. Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil. Diversitas Journal, 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília-DF, 2018. Disponível em:

. Acesso em março de 2021.

BORBAM. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In:BEAUCHAMP, J. (org). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BROUGÈRE, G. [trad. Ivone Mantoanelli] Jogo e Educação, Porto Alegre-RS: Artes Médicas, 1998.

CAVA, L. C. S’. A. C. Ensino de artes: pedagogia-São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.

CONDESSA, I. C.. A cultura lúdica infantil na escola atual: Estão as crianças a ser deixadas para trás?. Zero-a-Seis, v. 20, n. 38, p. 272-287, 2018.

CORDAZZO, S. T. D. & VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 7, n. 1, p. 92-104, 2007.

CHATEAU, J. [trad. Guido de Almeida] O jogo e a criança. 4ª Ed. - São Paulo-SP: Summus, 1987.

DA ROSA, F. V., KRAVCHYCHYN, H. & VIEIRA, M. L.. Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Barbarói, v. 8, n. 27, 2010.

DE SOUZA, É. C. S.. A Ausência Do Brincar Na Educação Infantil De Uma Escola Do Município De Santo Estavão. 2010. Disponível em www.educonse.com.br. Acesso em julho 2021.

DOS SANTOS, L. G.. A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil pré-escolar sob a percepção de professores. Projeção e Docência, v. 7, n. 2, p. 23-34, 2016.

FORTUNA, T. R.. Cultura lúdica e comportamento infanto-juvenil na era digital. Jornal da Universidade. Porto Alegre. v. 17, n. 166, 2013.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. - São Paulo-SP: Atlas, 2008.

JULIANI, M. As Crianças e o seu Recreio Escolar: um estudo etnográfico sobre a ludicidade na terceira infância, Cuiabá-MT, 2019.

HANSEN, J., MACARINI, S. M., MARTINS, G. D. F; WANDERLIND, F. H., VIEIRA M. L. O brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista. Revista brasileira crescimento e desenvolvimento humano [online]. v. 17, n. 2, 2007.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13ª Ed. - São Paulo-SP: Cortez, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. 2010. Disponível em: . Acesso em março de 2021.

LAMB, L. V. & COENGA, R. E.. Cultura Lúdica na Educação Infantil: Contributos do Letramento em Diálogo com a Sociologia da Infância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, 2020.

LORO, A. R. A importância do brincar na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Santa Rosa RS, 2016.

LUIZ, M. M. D. O. B. A percepção de pais e/ou responsáveis sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras na educação infantil em uma instituição de ensino do município de Paranaguá/PR, 2013. Disponível em https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/51009. Acesso julho 2021.

MANSON, M. História do brinquedo e dos jogos: brincar através dos tempos. Lisboa: Teorema, 2002.

MEC - Ministério da Educação Orientações curriculares para a educação Pré-Escolar. 2016.

MAUS, V. A importância do brincar para os pais de alunos de uma turma de educação infantil: um olhar a partir da escola. Trabalho de Conclusão de Curso pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS ,Porto Alegre, RS, 2011.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

MOYLES, J. R. [trad. Maria Adriana Veronese] Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre-RS: Artmed, 2002.

MONTEIRO, C. M. V. R. & DELGADO, A. C. C. Crianças, brincar, culturas da infância e cultura lúdica: uma análise dos estudos da infância. Saber & Educar, v. 19, p. 106-115, 2014.

MORAES, G. S. C., COELHO, H. G. & DE AZEVEDO, G. X.. A importância do lúdico na Educação Infantil. REEDUC-Revista de Estudos em Educação, 2021.

MOYLES, J. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NILES, R. P. & SOCHA, K. A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora: Revista de divulgação científica, v. 19, n. 1, 2014.

OLIVEIRA, I. C. C. de & FRANCISCHINI, R. Direito de brincar: as (im) possibilidades no contexto de trabalho infantil produtivo. Psico-USF, 2009, 14: 59-70.

OLIVEIRA, V. B., BORJA SOLÉ, M. & FORTUNA, T. R. Brincar com o outro: caminho de saúde e bem-estar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

RAMOS, R. de J. R. Cultura de pares e cultura lúdica: brincadeiras na escola. 2018. Monografia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA na Escola Normal Superior- ENSem Manaus, Amazonas, AM, 2018.

RIBEIRO, S. de S. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013.

SANTOS, S. M. P. & CRUZ, D. R. M. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SILVA, P. L. As infâncias e o brincar no contexto escolar: alguns contrastes entre a cultura lúdica e as práticas pedagógicas. 2014. Dissertação de Mestrado do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus-Amazonas, 2014.

SOUSA, R. & TAGARRO, M.. A importância do uso de materiais lúdicos e jogos na educação de infância. Revista da UI_IPSantarém-Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 8, n. 2, p. 129-143, 2020.

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente (1Ş ed.). (J. C. Neto, L. S. M. Barreto & S. C. Afiche, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. 1984.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1975.A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC. 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.83298