Pluralidade do cuidar: a saúde em contexto de interculturalidade

Autores

  • Mariana Peixoto Dantas Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco
  • Maria Helena Medeiros de Albuquerque Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), Caicó, Rio Grande do Norte
  • Luís Henrique Dos Santos Sousa Universidade de Pernambuco campus Serra Talhada (UPE Serra Talhada), Serra Talhada, Pernambuco
  • Valentina Ribeiro Tomaz Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), Caicó, Rio Grande do Norte
  • José Ícaro Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte
  • Sávio Brandão Leôncio de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba
  • Camila Braga de Avila Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte
  • Luiza Dias Aguiar Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco
  • Mariana Maciel Nepomuceno Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.82660

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Cultura, Saúde.

Resumo

A interculturalidade na prática clínica, por ser considerada acessória pelo modelo biomédico hegemônico, é pouco ou quase nada debatida na grade curricular dos cursos de saúde. A partir da identificação deste fator e, consequentemente, da necessidade de se promover atividades alicerçadas na antropologia médica – vertente que busca associar o modo de vida do paciente à maneira com que este se percebe durante os processos de saúde e de doença –, estudantes de medicina de diferentes instituições de ensino idealizaram a ação “Pluralidade do cuidar – A saúde em contexto de interculturalidade”. O evento, estruturado nos moldes de um simpósio e ambientado nos dias 19 e 20 de março de 2021, contou com a participação de palestrantes das mais diversas áreas do conhecimento, a fim de contemplar variadas perspectivas relacionadas à assistência à saúde culturalmente competentes. Com o propósito de desmistificar paradigmas e de sensibilizar os participantes sobre as particularidades do atendimento à populações em situação de vulnerabilidade, o encontro forneceu uma maior ênfase às demandas culturais da comunidade das periferias, dos moradores do campo, da população indígena e dos quilombolas. O presente artigo, portanto, relata a experiência da intervenção e evidencia a necessidade de uma reestruturação dos currículos e dos modelos de ensino-aprendizagem dos cursos universitários de medicina no Brasil, com a intenção de abranger a antropologia médica e de se propiciar uma formação acadêmica cada vez mais holística e humanizada. Apresenta também, nas suas conclusões, de maneira tanto quanti como qualitativa, o feedback dos participantes sobre a atividade.

Biografia do Autor

Mariana Peixoto Dantas, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco

Discente de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde.

Maria Helena Medeiros de Albuquerque, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), Caicó, Rio Grande do Norte

Discente de Medicina na Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte.

Luís Henrique Dos Santos Sousa, Universidade de Pernambuco campus Serra Talhada (UPE Serra Talhada), Serra Talhada, Pernambuco

Discente de Medicina na Universidade de Pernambuco campus Serra Talhada.

Valentina Ribeiro Tomaz, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), Caicó, Rio Grande do Norte

Discente de Medicina na Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte.

José Ícaro Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte

Discente de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Sávio Brandão Leôncio de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba

Discente de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande.

Camila Braga de Avila, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte

Discente de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Luiza Dias Aguiar, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco

Discente de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde.

Mariana Maciel Nepomuceno, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tutora de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Dantas, M. P., de Albuquerque, M. H. M., Sousa, L. H. D. S., Tomaz, V. R., Silva, J. Ícaro, de Medeiros, S. B. L., … Nepomuceno, M. M. (2023). Pluralidade do cuidar: a saúde em contexto de interculturalidade. Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.82660

Edição

Seção

Relato de Experiência