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Pluralidade do cuidar: a saúde em contexto de interculturalidade

Mariana Peixoto Dantas, Maria Helena Medeiros de Albuquerque, Luís Henrique Dos Santos Sousa, Valentina Ribeiro Tomaz, José Ícaro Silva, Sávio Brandão Leôncio de Medeiros, Camila Braga de Avila, Luiza Dias Aguiar, Mariana Maciel Nepomuceno

Resumo


A interculturalidade na prática clínica, por ser considerada acessória pelo modelo biomédico hegemônico, é pouco ou quase nada debatida na grade curricular dos cursos de saúde. A partir da identificação deste fator e, consequentemente, da necessidade de se promover atividades alicerçadas na antropologia médica – vertente que busca associar o modo de vida do paciente à maneira com que este se percebe durante os processos de saúde e de doença –, estudantes de medicina de diferentes instituições de ensino idealizaram a ação “Pluralidade do cuidar – A saúde em contexto de interculturalidade”. O evento, estruturado nos moldes de um simpósio e ambientado nos dias 19 e 20 de março de 2021, contou com a participação de palestrantes das mais diversas áreas do conhecimento, a fim de contemplar variadas perspectivas relacionadas à assistência à saúde culturalmente competentes. Com o propósito de desmistificar paradigmas e de sensibilizar os participantes sobre as particularidades do atendimento à populações em situação de vulnerabilidade, o encontro forneceu uma maior ênfase às demandas culturais da comunidade das periferias, dos moradores do campo, da população indígena e dos quilombolas. O presente artigo, portanto, relata a experiência da intervenção e evidencia a necessidade de uma reestruturação dos currículos e dos modelos de ensino-aprendizagem dos cursos universitários de medicina no Brasil, com a intenção de abranger a antropologia médica e de se propiciar uma formação acadêmica cada vez mais holística e humanizada. Apresenta também, nas suas conclusões, de maneira tanto quanti como qualitativa, o feedback dos participantes sobre a atividade.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Cultura; Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.82660