Ensinando sobre prevenção e cuidados básicos em mordedura de cães para crianças de uma escola em Araucária, no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.82237Palavras-chave:
educação em saúde, mordida, cão, prevenção, procedimentos primáriosResumo
A falta de guarda responsável e a presença de cães na rua expõe a população a agressões provocadas por cães, como mordidas, que, além do trauma físico e psicológico, podem carrear patógenos. A problemática da presença de cães ao redor da escola preocupava a direção, professores, pais e responsáveis de uma escola em Araucária (PR). Desta forma, por meio de reuniões entre a direção da escola, a equipe do projeto de extensão e a médica veterinária da prefeitura da cidade, uma atividade educativa foi criada para abordar o assunto. O teatro e uma atividade manual foram utilizados como recurso de ensino interativo, interdisciplinar e dinâmico. O objetivo foi conscientizar sobre as possíveis causas de mordidas, como preveni-las, e ensinar a higienização básica da lesão, além de cuidados imediatos em eventual mordedura por cão. A única personagem da peça foi criada e representada por uma acadêmica de Medicina, uma cachorrinha batizada de “Esfirra”. Em um dia de intervenção, 145 estudantes participaram, de forma ativa e participativa. O questionário aplicado aos professores da escola, com intuito de avaliar a atividade educativa, revelou, pela percepção dos educadores, ser uma atividade lúdica, cativante, trouxe informações úteis e importantes, com linguagem clara e empolgante, abordando um tema da realidade das crianças da região. Além da interdisciplinaridade, a troca de saberes e o aprendizado dos integrantes do projeto foram imensuráveis, contribuindo para seu crescimento profissional e cidadão.
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