Reflexões e propostas para o programa do curso de italiano, na modalidade online, do projeto de extensão FIVU da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.80976Palavras-chave:
Italiano, Formação de professores, Projeto de ExtensãoResumo
O projeto de extensão Formação em Idiomas para Vida Universitária (FIVU), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi criado em 2009 a partir da necessidade de proporcionar aos estudantes de licenciatura em Letras um espaço de formação em ensino de idiomas, bem como oportunizar a aprendizagem de línguas para a comunidade discente da universidade. O presente artigo tem como objetivo propor uma adaptação do plano de ensino presencial para uma nova versão, a ser utilizada na nova realidade acadêmica de ensino na modalidade remota. Para isso, foram analisados o plano de ensino do Módulo I do curso “Italiano - Temas da vida acadêmica” bem como as unidades temáticas desenvolvidas pelos professores/estagiários e as avaliações respondidas pelos discentes sobre o curso ofertado no período de setembro a outubro de 2020. Após a análise, foi proposto um novo plano de ensino para o referido curso. Por se tratar de um curso para fins acadêmicos, de apenas 30 horas, percebeu-se a necessidade de se adequar melhor o conteúdo ao tempo. Assim, foi preciso identificar os conhecimentos fundamentais para elaborar uma nova proposta. Vale lembrar que um plano de ensino está sempre em construção e deve ser adaptado às necessidades dos alunos e à atualidade.
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