Reflexões e propostas para o programa do curso de italiano, na modalidade online, do projeto de extensão FIVU da UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.80976

Palavras-chave:

Italiano, Formação de professores, Projeto de Extensão

Resumo

O projeto de extensão Formação em Idiomas para Vida Universitária (FIVU), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi criado em 2009 a partir da necessidade de proporcionar aos estudantes de licenciatura em Letras um espaço de formação em ensino de idiomas, bem como oportunizar a aprendizagem de línguas para a comunidade discente da universidade. O presente artigo tem como objetivo propor uma adaptação do plano de ensino presencial para uma nova versão, a ser utilizada na nova realidade acadêmica de ensino na modalidade remota. Para isso, foram analisados o plano de ensino do Módulo I do curso “Italiano - Temas da vida acadêmica” bem como as unidades temáticas desenvolvidas pelos professores/estagiários e as avaliações respondidas pelos discentes sobre o curso ofertado no período de setembro a outubro de 2020. Após a análise, foi proposto um novo plano de ensino para o referido curso. Por se tratar de um curso para fins acadêmicos, de apenas 30 horas, percebeu-se a necessidade de se adequar melhor o conteúdo ao tempo. Assim, foi preciso identificar os conhecimentos fundamentais para elaborar uma nova proposta. Vale lembrar que um plano de ensino está sempre em construção e deve ser adaptado às necessidades dos alunos e à atualidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Ensinar línguas começando pelo plano de curso. Universidade de Brasília: Revista de estudos e cultura, n. 7, jan. abr. 2017. p. 72-82.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 11 de maio de 2021.

CLEMENTINO, A. Planejamento pedagógico para cursos EAD. In: KENSKI, V. M. Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015. p. 151-190.

FREITAS, P.; VELOSO, F. S.; PERRY, E.; MASTROBERARDINO, R. A implementação do ensino de língua italiana no programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Paraná: conquistas e desafios. Universidade Federal de Campina Grande: Revista Letras Raras v. 6, n.1, 2017.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 11 de maio de 2021.

GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. S. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016.

ODORISSIO, R. M.; ROZENFELD, C. C. de F. Francês para objetivo específico (FOS): reflexões e práticas em um curso para estudantes do campo da Linguística. Unisinos: Calidoscópio, Vol. 13, nº. 1, jan. abr. 2015. p. 14-26.

OLIVEIRA, G. M. J. Poli-FOS: uma experiência de ensino-aprendizagem do francês com fins específicos na escola Politécnica da USP. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2009. p. 258.

PICANÇO, D. C. de L.; VELOSO, F. S. O ensino de língua italiana para fins acadêmicos: reflexões sobre um projeto de extensão na UFPR. In: SOUZA, R. F. de; SILVA, R. F. da. (orgs.). O italiano na esfera pública brasileira: relatos, percursos e experiências de aprendizagem. Belo Horizonte: Cefet MG, 2019.

VIANA, N. Planejamento de cursos de línguas-pressupostos teóricos e percurso. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (org.) Parâmetros Atuais para o Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. p. 29-48.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

VELOSO, F., MENEGATTI, B., & WINHESKI, M. (2022). Reflexões e propostas para o programa do curso de italiano, na modalidade online, do projeto de extensão FIVU da UFPR. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.80976

Edição

Seção

Artigo Original