A prevenção da incontinência urinária no contexto da pandemia da Covid-19: Ações educativas de uma Liga Acadêmica de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80619Palavras-chave:
Integração Ensino-Pesquisa-Extensão, Atividades de Extensão, Educação para Prevenção.Resumo
Objetivo: descrever as ações realizadas pelos membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia de uma universidade pública do sul do Brasil na prevenção de Incontinência Urinária no contexto da pandemia da Covid-19. Método: trata-se de um relato de experiência sobre as divulgações científicas da temática de incontinência urinária que ocorreram no período de outubro de 2020 a março de 2021 por meio de plataformas digitais. Para tanto, foi realizado inicialmente a capacitação teórica, de forma remota, sobre incontinência urinária feminina e posteriormente elaborou-se e disseminou-se os informativos digitais. Resultados: Após a capacitação teórica, um folder informativo foi elaborado com ações preventivas e os principais cuidados com a incontinência urinária. Utilizou-se a rede social Instagram para veicular os informes sobre a temática. Ao total, foram compartilhadas seis informações baseadas em evidências científicas que foram elaborados pelos próprios membros da liga. A participação dos usuários foi identificada por meio de comentários. Em adição, foi estruturado um capítulo de livro voltado aos profissionais enfermeiros e acadêmicos de enfermagem na assistência aos pacientes incontinentes. Conclusão: O Instagram viabilizou, no período da pandemia, o compartilhamento de informações para a prevenção de incontinência urinária no público feminino da comunidade acadêmica e externa a ela. O capítulo do livro motivou os membros da liga a se aproximar da temática e disseminar o conhecimento acadêmico de qualidade.
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