Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80588

Palavras-chave:

Planejamento Escolar, Trabalho Pedagógico, Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento na prática pedagógica e docente no cenário da pandemia. As atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão universitária “Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar”, ocorreram a partir de atividades remotas, visto a pandemia da COVID-19. O projeto promove a aproximação entre estudantes das Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e profissionais de uma escola pública de Curitiba/PR, contemplando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Com a suspensão das atividades presenciais, a pesquisa passou a ser realizada de forma remota. Buscou-se refletir sobre a prática de planejamento e organização docente, alinhando-se aos aportes teóricos previstos pelo projeto. Acredita-se que analisar o planejamento em situações adversas possibilita reflexões que impactem o modo como os professores e licenciandos planejam suas aulas. Como resultados pode-se afirmar a importância de estudos que tenham como foco o sentido e uso do planejamento escolar. Foram produzidos durante as atividades remotas estudos sobre os temas, reuniões, produção de lives e criação de conteúdos audiovisuais para as redes sociais do projeto. Conclui-se que o planejamento norteia o trabalho docente e deve estar pautado por uma intencionalidade a fim de alcançar uma educação justa e de qualidade.

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Biografia do Autor

Yan Soares da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutorado em Educação. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Rafaela Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Soares da Silva, Y., de Cássia Fernandes Hegeto, L., & Dias, R. (2021). Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar no ensino remoto. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80588

Edição

Seção

Relato de Experiência