Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80588Palavras-chave:
Planejamento Escolar, Trabalho Pedagógico, Formação de ProfessoresResumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento na prática pedagógica e docente no cenário da pandemia. As atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão universitária “Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar”, ocorreram a partir de atividades remotas, visto a pandemia da COVID-19. O projeto promove a aproximação entre estudantes das Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e profissionais de uma escola pública de Curitiba/PR, contemplando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Com a suspensão das atividades presenciais, a pesquisa passou a ser realizada de forma remota. Buscou-se refletir sobre a prática de planejamento e organização docente, alinhando-se aos aportes teóricos previstos pelo projeto. Acredita-se que analisar o planejamento em situações adversas possibilita reflexões que impactem o modo como os professores e licenciandos planejam suas aulas. Como resultados pode-se afirmar a importância de estudos que tenham como foco o sentido e uso do planejamento escolar. Foram produzidos durante as atividades remotas estudos sobre os temas, reuniões, produção de lives e criação de conteúdos audiovisuais para as redes sociais do projeto. Conclui-se que o planejamento norteia o trabalho docente e deve estar pautado por uma intencionalidade a fim de alcançar uma educação justa e de qualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Beatriz Oliveira de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Lives, educação e Covid-19: Estratégias de interação na pandemia. Revista Interface Científica - Educação, Bahia, v. 10, p. 149–163, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135. Acesso em: 31 de março de 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Alternativas no ensino de didática. [S.l: s.n.], 1997.
BARROSO, Marta; COUTINHO, Clara. Utilização da ferramenta Google Docs no Ensino das Ciências Naturais: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade. Revista Iberoamericana de Informática Educativa. Espanha, n.9, jan-jun 2009, p. 10-21.
DUBET, François. O que é uma escola justa? Caderno de Pesquisa. v. 34, n123, p.539-555. set./dez. 2004.
LIB NEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LUPINACCI, Ludmila. “Da minha sala pra sua”: Teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais. Scielo Preprint, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/960/2207/2315. Acesso em: 31 de março de 2021.
MORIN, Edgar. As certezas são uma ilusão. Fronteiras do pensamento. 9 abr. 2020. Entrevista. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma-ilusao. Acesso em: 16 de mar. 2020.
MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Nascimento, Elimar Pinheiro do; Pena-Veja, Alfredo (orgs.). 3a ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
PARANÁ. Secretaria de educação e do esporte (SEED). Resolução N° 891, de 18 de março de 2020. Estabelece medidas previstas no decreto n°4.230, de 16 de março de 2020, e n° 4.258, de 17 de março de 2020, no âmbito da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Diário Oficial, Paraná, n°10649 de 19 de março. 2020.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Sobre o Planejamento Escolar: Momentos Iniciais, Projeto de Ensino - Aprendizagem e Trabalho por Projetos. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2019 (no prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional