Open Journal Systems

Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar no ensino remoto

Yan Soares da Silva, Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Rafaela Dias

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento na prática pedagógica e docente no cenário da pandemia. As atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão universitária “Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar”, ocorreram a partir de atividades remotas, visto a pandemia da COVID-19. O projeto promove a aproximação entre estudantes das Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e profissionais de uma escola pública de Curitiba/PR, contemplando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Com a suspensão das atividades presenciais, a pesquisa passou a ser realizada de forma remota. Buscou-se refletir sobre a prática de planejamento e organização docente, alinhando-se aos aportes teóricos previstos pelo projeto. Acredita-se que analisar o planejamento em situações adversas possibilita reflexões que impactem o modo como os professores e licenciandos planejam suas aulas. Como resultados pode-se afirmar a importância de estudos que tenham como foco o sentido e uso do planejamento escolar. Foram produzidos durante as atividades remotas estudos sobre os temas, reuniões, produção de lives e criação de conteúdos audiovisuais para as redes sociais do projeto. Conclui-se que o planejamento norteia o trabalho docente e deve estar pautado por uma intencionalidade a fim de alcançar uma educação justa e de qualidade.

Palavras-chave


Planejamento Escolar; Trabalho Pedagógico; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Beatriz Oliveira de; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Lives, educação e Covid-19: Estratégias de interação na pandemia. Revista Interface Científica - Educação, Bahia, v. 10, p. 149–163, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135. Acesso em: 31 de março de 2021.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Alternativas no ensino de didática. [S.l: s.n.], 1997.

BARROSO, Marta; COUTINHO, Clara. Utilização da ferramenta Google Docs no Ensino das Ciências Naturais: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade. Revista Iberoamericana de Informática Educativa. Espanha, n.9, jan-jun 2009, p. 10-21.

DUBET, François. O que é uma escola justa? Caderno de Pesquisa. v. 34, n123, p.539-555. set./dez. 2004.

LIB NEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LUPINACCI, Ludmila. “Da minha sala pra sua”: Teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais. Scielo Preprint, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/960/2207/2315. Acesso em: 31 de março de 2021.

MORIN, Edgar. As certezas são uma ilusão. Fronteiras do pensamento. 9 abr. 2020. Entrevista. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma-ilusao. Acesso em: 16 de mar. 2020.

MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Nascimento, Elimar Pinheiro do; Pena-Veja, Alfredo (orgs.). 3a ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

PARANÁ. Secretaria de educação e do esporte (SEED). Resolução N° 891, de 18 de março de 2020. Estabelece medidas previstas no decreto n°4.230, de 16 de março de 2020, e n° 4.258, de 17 de março de 2020, no âmbito da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Diário Oficial, Paraná, n°10649 de 19 de março. 2020.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Sobre o Planejamento Escolar: Momentos Iniciais, Projeto de Ensino - Aprendizagem e Trabalho por Projetos. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2019 (no prelo).




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80588