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O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na carga de trabalho dos discentes de um curso de Instituição Federal de Educação Superior

Marcos Antonio Tedeschi, Faimara do Rocio Strauhs

Resumo


A atual situação imposta trazidas pela pandemia do COVID-19, com a paralização da educação presencial e a utilização emergencial com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em diversas intuições de ensino, sem estabelecer o mérito e informações sobre cargas cognitivas decorrente desta, fomentou o objetivo desta pesquisa em mensurar a carga de trabalho dos discentes a que se submete os acadêmicos que cursam disciplinas nesta modalidade em uma Universidade Pública do sul do País. A metodologia utilizada foi mista, utilizando levantamento e revisão sistemática da literatura sobre Educação a Distância, Ensino Remoto e Carga de Trabalho, tendo como instrumento o protocolo NASA-LTX, adaptado pelos autores. A coleta de dados foi em nove disciplinas durante o ano de 2020, com 73 discentes participantes. Apoiado pela revisão realizada e os dados levantados concluiu que as disciplinas avaliadas com apresentaram de carga de tarefa subjetiva ou informacional moderada na percepção dos participantes.


Palavras-chave


Educação a Distância (EaD); Ensino Remoto Emergencial (ERE); Carga Cognitiva; Carga Mental; NASA-LTX;

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80524