O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na carga de trabalho dos discentes de um curso de Instituição Federal de Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80524

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Ensino Remoto Emergencial (ERE), Carga Cognitiva, Carga Mental, NASA-LTX,

Resumo

A atual situação imposta trazidas pela pandemia do COVID-19, com a paralização da educação presencial e a utilização emergencial com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em diversas intuições de ensino, sem estabelecer o mérito e informações sobre cargas cognitivas decorrente desta, fomentou o objetivo desta pesquisa em mensurar a carga de trabalho dos discentes a que se submete os acadêmicos que cursam disciplinas nesta modalidade em uma Universidade Pública do sul do País. A metodologia utilizada foi mista, utilizando levantamento e revisão sistemática da literatura sobre Educação a Distância, Ensino Remoto e Carga de Trabalho, tendo como instrumento o protocolo NASA-LTX, adaptado pelos autores. A coleta de dados foi em nove disciplinas durante o ano de 2020, com 73 discentes participantes. Apoiado pela revisão realizada e os dados levantados concluiu que as disciplinas avaliadas com apresentaram de carga de tarefa subjetiva ou informacional moderada na percepção dos participantes.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Tedeschi, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Doutor em Engenharia de Produção, linha de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Mestre em Educação, linha de gestão de sistemas e IES pela PUCPr (1999), possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), graduação em Administração pela Faculdade Catolica de Administração e Economia (1984), graduação em Licenciatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), Especializações em Fisiologia do Exercício PUCPr (1986), Acupuntura pela ABA/ABF (1987, convalidada pelo COFFITO em 2007), Metodologia e Planejamento do ensino pela UNICENP (1995) e Fisioterapia Traumatortofuncional pelo COFFITO (2005). Atualmente, na área da educação, é professor adjunto I e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, lotado no Departamento de Ciência e Gestão da Informação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Matricula 200.302), Professor de Ead na pós-graduação e graduação do Departamento de Administração (DAGA) da UFPR. Na área da saúde é Fisioterapeuta estatutário - Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais (Cadastro CNS 10895854470). Avaliador Institucional e de cursos Gestão, Licenciatura e Fisioterapia do INEP/MEC. Membro de Conselho Editorial da Casa do Psicologo para Coleção Trabalho Humano e da Revista Electónica de Investigación y Docencia (Reid), Revisor da Revista Estudos de Psicologia da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Administração, Ergonomia, Educação, Gestão da Informação e Fisioterapia, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade e Tecnologia, Acupuntura, Ergonomia Cognitiva e Informacional, Educação profissional para área da Administração e Saúde, Gestão e Informação em Saúde, Infoética e Deontologia, Políticas para Saúde e Educação, Fisioterapia Geral e Fisioterapia Traumatortofuncional.

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2003. Realizou pós-doutorado entre 2009-2010 no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-Porto), em Portugal. É professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Publicou 56 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 software. Orientou 04 Teses de Doutorado, 16 Dissertações de Mestrado e coorientou 3, além de ter orientado 4 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Ciência da Informação e Gestão Industrial e estar orientando seis teses de doutorado. Participou em 2009-2010 de projeto de pesquisa da Comunidade Europeia. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em métodos e ferramentas de Gestão do Conhecimento. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão do Conhecimento, compartilhamento do conhecimento, Gestão da Informação, informação tecnológica, laboratório de ensino pesquisa e desenvolvimento, criação do conhecimento, ferramentas de Gestão do Conhecimento, ba organizacional, capacitadores do conhecimento e comunidades de prática

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Tedeschi, M. A., & Strauhs, F. do R. (2021). O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na carga de trabalho dos discentes de um curso de Instituição Federal de Educação Superior. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80524

Edição

Seção

Relato de Experiência