O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na carga de trabalho dos discentes de um curso de Instituição Federal de Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80524Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD), Ensino Remoto Emergencial (ERE), Carga Cognitiva, Carga Mental, NASA-LTX,Resumo
A atual situação imposta trazidas pela pandemia do COVID-19, com a paralização da educação presencial e a utilização emergencial com a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em diversas intuições de ensino, sem estabelecer o mérito e informações sobre cargas cognitivas decorrente desta, fomentou o objetivo desta pesquisa em mensurar a carga de trabalho dos discentes a que se submete os acadêmicos que cursam disciplinas nesta modalidade em uma Universidade Pública do sul do País. A metodologia utilizada foi mista, utilizando levantamento e revisão sistemática da literatura sobre Educação a Distância, Ensino Remoto e Carga de Trabalho, tendo como instrumento o protocolo NASA-LTX, adaptado pelos autores. A coleta de dados foi em nove disciplinas durante o ano de 2020, com 73 discentes participantes. Apoiado pela revisão realizada e os dados levantados concluiu que as disciplinas avaliadas com apresentaram de carga de tarefa subjetiva ou informacional moderada na percepção dos participantes.
Referências
ALBAGLI, Sarita. Território e territorialidade. Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Relume Dumará (Online), Rio de Janeiro, p. 23-69, 2004. Disponível em: <http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/ d64c55dfd943251ede2b6330035a5994. pdf>. Acesso:14 jun. 2018.
ALCHIERI, João Carlos e CRUZ, Roberto Moraes (org). Avaliação psicológica: conceitos, métodos e instrumentos. São Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 2003.
ANDES. SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Cartilha Projeto do capital para a educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Vol. 4, ANDES-SN: Brasília, set. 2020. Disponível em: <https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino% 20remoto.pdf> Acesso em 30 dez 2021.
ANTÓNIO MOREIRA, José; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 14 set. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ISO/NBR 10075-1: Princípios ergonômicos relacionados à carga mental: Termos e definições gerais. Rio de Janeiro, 2017.
BOHADANA, Estrella & VALLE, Lílian do. O quem da educação a distância. Revista Brasileira de Educação (Online), Rio de Janeiro, v. 14 n. 42, p.-551-606, Set-Dez. 2009. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a11.pdf> Acesso em: 12 jun. 2020.
BRASIL. Portal MEC: Legislação de Educação à Distância. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12778-legislacao-de-educacao-a-distancia>. Acesso em: 18 jun. 2020.
CAJUEIRO, R. L. P. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2015.
CAÑAS, Jose; WAERNS, Yvone. Ergonomia Cognitiva: Aspectos psicologicos de La interacion de lãs personas com La tecnologia de La informacion. Madrid: Ed. Panamericana, 2001.
CARMO, R. de O. S.; FRANCO, A. P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698210399
CHIAVENATO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
COELHO, Willyans Garcia & TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação (Online), Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p.609-624, Jul-Set 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227031> Acesso em: 15 jun 2020.
CRUZ, Roberto M. & FRUTUOSO, Joselma T. Mensuração da carga de trabalho e sua relação com a saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (Online), Belo Horizonte, vol. 3, n. 1, p. 29-36, Jan-Jun 2005. Disponível em: <http://rbmt.org.br/details/166/pt-BR/mensuracao-da-carga-de-trabalho-e-sua-relacao-com-a-saude-do-trabalhador >Acesso em: 02 set 2009.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006.
FERNANDES,Wendel Simões et al. Educação a distância: principais aspectos positivos e negativos. Revista Brasileira de Educação e Saúde(Online), Pombal/PB, v. 8, n. 4, p. 41-47, Out-Dez 2018. Disponível em: <https://editoraverde.org/gvaa.com.br/ revista/index.php/REBES/article/view/6095> Acesso em: 13 mar 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2017.
GIOLO, Jaime. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online), UFRGS/Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 073 - 097, Jan-Abr 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/ view/82465> Acesso em: 5 mai 2020.
HART, S. G. e STAVELAND, L. E. Development of NASA-TLX (Task Load Index): Results of empirical and theoretical research. Advances in Psychology: Human Mental Workload (Online), Amsterdam: North- Holland, vol. 52, p. 139 – 183, 1988. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/S0166-4115(08)62386-9> Acesso em: 10 out 2005.
HAVIARAS, Mariana. Proposta de formação de professores para o uso de tecnologias educacionais. Intersaberes, Curitiba, v. 15. n. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i35.1762.
HOUAISS, Antonio et all. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LIMA, C. L; QUEIROZ, E. C. S. B; SANT'ANNA, G. J. A Relação entre Concentração e Aprendizagem: O Uso de TIC para a aprendizagem do aprender. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, v. 05, p. 161-186, nov. 2018.
LUDOVICO, Francieli Motter et al. COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.1, p. 58-74, número temático - 2020.
MANUAL DO NASA-TLX. NASA Ames Research. Califórnia: EUA, 1986. Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20000021488.pdf > Acesso em : 12 ago 2005.
MENEZES, Wladimir Jatobá de. Tecnologia, Organização do Trabalho e Custo Cognitivo: Ação Ergonômica em um Núcleo de Segurança da Informação. Revista Subjetividades (Online), Fortaleza, 16(2), p. 117-131, agosto 2016. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.2.117-131> Acesso em: 01 abr 2019.
MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni & DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Gestão da retenção de alunos em cursos on-line sob a perspectiva da aceitação da tecnologia. Revista Brasileira de Educação (Online), Rio de Janeiro, v. 23, p.01-29, Set 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230050> Acesso em: 30 jun 2020.
NANTES, Eliza Adriana Sheuer et al. Percepções de professores da educação a distância sobre a tecnologia e sua aplicabilidade pedagógica. Revista Conhecimento (Online), FEEVALE: Novo Hamburgo/RS, ano 11, v. 2, p.150-170, Mai-Ago 2019. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimento online/article/view/1592> Acesso em: 01 jul 2020.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7ª ed., ver e amp., 1ª reimp., Petrópolis: Vozes, 2018.
OLIVEIRA, Sidmar da Silva et al. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.1, p. 25-40, número temático - 2020.
PAULA, Alisson S. N. Educação a Distância e a Expansão Mercantil do Ensino Superior Brasileiro. TrabalhoNecessário (Online), UFF/Niterói, Ano 14, n. 23, p. 94-117, 2016. Disponível em:<https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/ view/9603>Acesso em: 17 jul 2019.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto & BATISTA, Erlinda Martins. Trajetória da Educação a Distância na UFMS: Desafios para a Institucionalização. Revista Intersaberes (Online), UNINTER/Curitiba, vol.13, n.29, p. 230-239, Mai-Ago 2018. Disponível em: <https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/ view/1426> Acesso em: 02 set 2020.
SANTANA, Ana C. A. & GIRAFFA, Lucia M. M. Educação a Distância a a (Re)Leitura do Esclarecimento de Kant. Interfaces Científicas – Educação (Online), Aracaju, v.7, n.1, p. 129 – 136, Out 2018. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/ index.php/educacao/article/view/3217> Acesso em: 01 ago 2019.
SANTO, E. do E.; DIAS-TRINDADE, S. Educação a distância e educação remota emergencial: Convergências e divergências. Dialética e Realidade, Curitiba, nov. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346605319_Educacao_a_ distancia_e_educacao_remota_emergencial_convergencias_e_divergencias. Acesso em: 09 fev. 2020.
SANTOS, Rodrigo O.; MOSER, Alvino & LIMA, Thereza. Hipertexto como mediador pedagógico. Revista Diálogo Educacional (Online), Curitiba, v. 19, n. 61, p. 792-808, Abr-Jun 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO04 > Acesso em: 15 fev 2020
SCHULENBURG, Roy & PEZZINI, Marina Ramos. Sistematização de conceitos ergonômicos e semióticos para projetos de interfaces gráficas do usuário. Projetiva (Online), Londrina, v.4, n.1, p.199-218, Jan-Jun 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p199> Acesso em: 02 nov 2017.
SILVA FILHO, José Luiz Fonseca et al. Ergonomia cognitiva em ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise da interface humano - computador (IHC) do sistema polvo. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção; A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável, 28 ed., Rio de Janeiro, 13 a 16 de out 2008. Anais ENEGEP: ABEPRO, 2008. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_tn_stp_069_490_11885.pdf> Acesso em: 12 jul 2019.
SILVA, Tiago Machado e. Carga de trabalho mental: análise crítica dos métodos de avaliação. Orientador: Sergio Luiz Ribas Pessoa, 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco/ PR. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3587/1/PB_PPGEPS_M_Silva%2C%20Tiago%20Machado%20e_2018.pdf> Acesso em: 29 jun 2020.
SOUZA, Nelson Pinheiro Coelho de. Teoria da carga cognitiva: origem, desenvolvimento e diretrizes aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Orientadora: Marisa Rosâni Abreu da Silveira, 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas) -Universidade Federal do Pará-Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém. Disponível em: <https://www.academia.edu/7195870/Teoria_da_Carga_Cognitiva_origem_desenvolvimento_e_diretrizes_aplic%C3%A1veis_ao_processo_ensino-aprendizagem > Acesso em: 03 jul 2020.
VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo & BONILLA, Maria Helena Silveira. O professor e a autoria em tempos de cibercultura: a rede da criação dos atos de currículo. Revista Brasileira de Educação (Online), Rio de Janeiro, v. 23, p.1-23, Mai 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230026> Acesso em: 03 jul 2020.
WISNER, A. A inteligência do trabalho. São Paulo: Unesp/Fundacentro, 1994.
YULIANI, E.N.S and TAMBUNAN, E.B.M. Reduce workload of security officers using NASA-LTX, SOFI, Heart Rate and Energy Expenditure Method. In: International Conference on Design, Engineering and Computer Sciences, Jakarta, nov 2018. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, Jakarta, vol 453, nov 2018. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/453/1/012065> Acesso em; 27 jul 2020.
ZAMBRANO, Jimmy. Enseñar considerando la carga mental del aprendizaje: la teoria de la carga cognitiva. In: Conference: IV Congreso Internacional de Ciencias Pedagógicas de Ecuador, At Guayaquil, April 2018. Memorias del cuarto Congreso Internacional de Ciencias Pedagógicas de Ecuador La formación y superación del docente: "desafíos para el cambio de la educación en el siglo XXI", Guayaquil, abr 2018. p. 1609-1619. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo =7220572> Acesso em: 29 jun 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional