Produção de álcool glicerinado como ferramenta no combate a COVID-19, uma ação de extensão da Unila.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80235

Palavras-chave:

Saneante, Coronavírus, Extensão universitária

Resumo

Diante da situação de pandemia de Covid-19, decretada em março de 2020, a comunidade acadêmica da UNILA iniciou diferentes ações de enfrentamento, dentre as quais se destaca aqui a produção de álcool glicerinado 80% com o objetivo de atender a demanda de órgãos públicos de saúde e escolas da região. Utilizando protocolo disponibilizado pela OMS, foram produzidos 6530 litros de álcool glicerinado 80%, dos quais 5613,95 L já haviam sido doados para os órgãos de saúde até o encerramento das atividades. Vale ressaltar que, antes do início das atividades, a   produção nas dependências da Universidade foi autorizada pela Vigilância Sanitária do município. A ação contou com o apoio financeiro e logístico de diferentes setores da Universidade e da comunidade externa. A equipe do projeto foi formada por professores, servidores técnicos e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da Universidade. Superando objetivo inicial, as atividades desenvolvidas propiciaram aos integrantes da ação uma vivência além da oferecida em sala de aula, aliada a um engajamento e comprometimento social e profissional.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Araújo Drago, Unila - Departamento de Laboratórios de Ensino

Tecnóloga em Biocombustíveis, pela Universidade Federal do Paraná (2014). Mestra em Bioenergia, pela Universidade Federal do Paraná (2017). Graduanda em Química Licenciatura, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Técnica de laboratório em Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Ana Carolina Ruver-Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Departamento de Farmacologia

Graduada em Farmácia pela Faculdade União das Américas, com especialização em Farmacologia e Interações Medicamentosas pela UNINTER/PR, mestre em Biociências pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na área de concentração: Compostos Bioativos e Saúde, linha de pesquisa: Fisiopatologia da dor e dos distúrbios do sistema nervoso central. Doutoranda em farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de concentração Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Atualmente é integrante voluntária do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica da Unila, envolvida com projetos de pesquisa na área de Doenças Neurodegenerativas e Aplicações Terapêuticas da Cannabis sativa

Caroline Machado da Silva, UNILA/PPGIES

Mestranda em Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, com experiência na área de microencapsulação de resíduos agroindustriais, planejamento experimental, síntese de materiais mono e bimetálicos e caracterizações físicas de materiais metálicos (MEV-EDS, DRX). Além disso, fui bolsista de desenvolvimento tecnológico e inovação no Parque Tecnológico Itaipu, trabalhando com a extração e pré-concentração de resíduos de agrotóxicos em amostras de águas superficiais.

Fanel Dorissaint, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)/ILACVN

Possui ensino-medio-segundo-graupela Institution Classique de Bayonnais(2009).

Gabriele Bueno de Oliveira, UNILA/ILATIT

Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é acadêmica de Engenharia Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui interesse na área de Polímeros com ênfase no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis.

Guilherme PAVÃO GOMES, UNIL/ILACVN

écnico em Química e processos industriais pelo Centro Paula Souza - (2016) Tem experiência em química ambiental com ênfase na pesquisa e utilização de fontes alternativas de glicose para processos de fermentação alcoólica visando a produção de etanol de segunda geração. Atualmente é aluno do Curso de Química Licenciatura na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e estagiário no laboratório de química da área técnica (SMIL-DT) na Usina Hidrelétrica de ITAIPU Binacional, realizando análises fisico-químicas em óleo mineral isolante, lubrificante e água pura, além de realizar determinações de metais em óleos minerais por meio de espectroscopia de emissão e determinações de metais em água pura por meio de espectroscopia de absorção atômica.

Igor Eduardo Flávio, UNILA/ILATIT

Experiência na área de Biotecnologia, Farmácia e Engenharia Química. Atuando principalmente, nos seguintes temas: Fitoquímica, Etnofarmacologia, Fitoterapia, Flora regional, Botânica e Biodiversidade. Compõe a equipe de ações de enfrentamento ao Coronavírus (SARS-CoV-2):Projeto institucional UNILA de enfrentamento. Desempenha trabalhos com ênfase no ensino, através de monitorias e programas de educação ambiental por meio de projetos de extensão.

Karen Liseth Gaviria Rojas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduanda no curso de Engenharia Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Técnica em sistemas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) da Colômbia.

Luiz Gulherme Soatos de Jesus, UNILA/ILATIT

Formado a nível técnico em Segurança do Trabalho pelo SENAI e graduando de Engenharia Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA).

Maria Beatriz Barmaimon Garcia, UNILA/ILACVN

Graduanda em Biotecnologia, estagiária no Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, integrante do time de biologia sintética SynFronteras

Maria Gabriela Azevedo Barros, UNILA/PPGIES

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Bioquímica opção: Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2015). É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Farmácia da UFSC, área de concentração de Fármaco-Medicamentos (2018). Atualmente é doutoranda no programa Interdisciplinar de pós-graduação em Energia e Sustentabilidade pela Universidade Federal da Integração da América Latina (UNILA). Tem experiência com identificação de compostos orgânicos, procedimentos analíticos de identificação e caracterização de compostos

Nicolas Bottega Lima, UNILA/ILATIT

Graduando do curso de Engenharia Química pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçú, Paraná, Brasil.

Rosane dos Santos Grignet, UNILA/PPGIES

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Anglo-Americano (2011), Especialização em Microbiologia Aplicada pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2013), Licenciatura em Biologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Possui experiência em laboratórios de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (2021) com projeto de pesquisa em Biotecnologia Molecular e Celular de Procariotos e Eucariotos (Mestrado).

Sabrina Masseron Sell, UNILA/ILACVN

Graduanda em Biotecnologia, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Participou de programa de mobilidade acadêmica, cursando Engenharia em Química Industrial, na Universidade de Vigo (UVigo). Atuou como monitora acadêmica de Biodiversidade de Microrganismos e como bolsista CNPq no projeto de bioprospecção de moléculas destinadas ao desenvolvimento de imunobiológicos para a saúde humana e animal. Além disso, participou, em 2019, do Programa de Estágio de Férias, da Prati-Donaduzzi. Em 2020, atuou na Ação Institucional de Produção de Álcool Glicerinado da UNILA e no projeto de Diagnóstico e Tratamento de Pacientes da COVID-19 por Técnica Imunológica. Atualmente, participa como estagiária no Hospital Municipal Padre Germano Lauck realizando exames de RT-PCR para detecção do COVID-19.

Suzan Prado Fernandes Bernal, UNILA/PPGIES

Farmacêutica e Bioquímica pela Faculdade Anglo Americano (2016). Mestre em Ciências pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA (2020) seguindo a linha de pesquisa de Biotecnologia Molecular e Celular de Procariotos e Eucariotos. Doutoranda em Energia e Sustentabilidade, também pela UNILA.

Taynara Silva, UNILA/PPGBC

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário União das Américas (2018). Bolsista CAPES no programa de mestrado em Biociências na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Integrante do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica - UNILA, atualmente com projetos de pesquisa clínica com aplicações da Cannabis Sativa em doenças neurodegenerativas.

Valando Luberisse, UNILA/ILACVN

Formado do curso de biotecnologia, motivado, com ética profissional e capacidade de trabalhar de forma independente. Fortes habilidades organizacionais e de colaboração dentro de uma equipe com experiência em diversas áreas biotecnológicas.

Henrique Cesar Almeida, UNILA/ILACVN

Concluiu Graduação em Tecnologia Ambiental em 2004 e Especialização em Ensino da Química em 2005 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui também Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2007) e Doutorado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2011). Atualmente atua como Professor Efetivo do Magistério Superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui experiência na Área Ambiental e Química Analítica com ênfase em análise de resíduos industriais e química do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: lixiviação de íons, resíduo sólido, energia e meio ambiente e química da matéria orgânica do solo.

Michel Rodrigo Zambrano Passarini, UNILA/ILACVN

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista (2004), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular de Micro-organismos na Universidade Estadual de Campinas (2012). Realizou parte do projeto de Doutorado na Micoteca da Universidade do Minho em Portugal (2010) - Departamento de Engenharia Biológica (DEB). Pós Doutorado em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Atualmente é professor do curso de Biotecnologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), professor do Programa de Pós-Graduação em Biociência (PPGBC/UNILA), do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN/UNILA), atuando como colaborador do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA) e da Universidade Estadual de Campinas (DRM/CPQBA). Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos. Atuação na érea de Ecologia Microbiana e Bioprospecção microbiana de ambientes extremos na busca por enzimas e metabólitos de interesse industrial aplicáveis a produção de biocombustível e processos de degradação de poluentes ambientais.

Rafaella Costa Bonugli-Santos, UNILA/ILACVN

Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciência de Alimentos na área de biotecnologia microbiana pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Pós-doutorado (2010-2013: FAPESP) na aplicação de enzimas ligninolíticas marinhas na degradação de poluentes ambientais: otimização, expressão gênica e purificação e em 2013 (2013-2014:CNPq) na construção de linhagens de Saccharomyces cerevisiae capazes de metabolizar pentoses através de evolução molecular do gene de transportador de xilose de Aspergillus nidulans. Atualmente é coordenadora do curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, professora dos cursos de graduação Biotecnologia e Ciências Biológicas e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Biociências e Biodiversidade Neotropical. Atua na área de microbiologia, ecologia e biotecnologia microbiana, incluindo isolamento, bioprospecção, processos enzimáticos e biologia molecular.

Caroline da Costa Silva Gonçalves, UNILA/ILACVN

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor de magistério superior - adjunto a da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, biocatálise e síntese orgânica.

Referências

ABDI: Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Guia de microbiologia. controle microbiológico na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. procedimentos, parâmetros, orientações e metodologias analíticas, 1ª ed., 2015, Disponível em: <http://superaparque.com.br/upload/20160516-100554-GuiaMicrobiologia.pdf>. Acesso em: 06 de abril de 2020.

ANDRETTA, F. Preço de álcool em gel e máscaras subiu até 161%; governo deveria tabelar?. UOL, 12 mar. 2020. Economia. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/12/governo-controle-precos-tabelar-mascara-alcool-gel-agua-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 17 mar. 2021.

AS contribuições da UNILA que marcam um ano de enfrentamento da Covid-19 em Foz do Iguaçu. UNILA, 18 mar. 2021. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/noticias/as-contribuicoes-da-unila-que-marcam-um-ano-de-enfrentamento-a-covid-19-em-foz-do-iguacu>. Acesso em: 18 mar. 2021.

BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2001.

ABNT, NBR 14725, Produtos Químicos e Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente, 2010. Disponível em: <https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=418238>. Acesso em 23 de março de 2021.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ANVISA aprova registro da vacina da Fiocruz/AstraZeneca e de medicamento contra o coronavírus, 2021. Disponível em:<https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-registro-da-vacina-da-fiocruz-astrazeneca-e-de-medicamento-contra-o-coronavirus>. Acesso em 17 de mar. de 2021.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Metodologia dos Testes de Sensibilidade a Agentes Antimicrobianos por Diluição para Bactéria de Crescimento Aeróbico, 8. Ed., vol. 23, n.2, 2003.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Portaria nº 15, de 23 de agosto de 1988. Disponível em: <http://www.brasindoor.com.br/pdf/Portaria%2015-88%20ANVISA%20-%20Registro%20de%20Saneantes.pdf>. Acesso em 17 mar. 2021.

BRASIL, Diário Oficial da União, RESOLUÇÃO - RDC Nº 350, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-350-de-19-de-marco-de-2020-249028045>. Acesso em 23 mar. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Painel Coronavírus, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 22 mar. 2021.

CALDAS, F.; VELOSO, J. Reitoras e reitores debatem o papel da universidade no enfrentamento da pandemia. Edgardigital - UFBA, 30 de maio de 2020. Congresso Virtual. Disponível em:<http://www.edgardigital.ufba.br/?p=17232>>. Acesso em: 14 mar. 2021.

CASTRO, R. Observatório Covid-19 aponta maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. Agência Fiocruz de Notícias, 17 mar. 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/observatorio-covid-19-aponta-maior-colapso-sanitario-e-hospitalar-da-historia-do-brasil>. Acesso em 10 de mar. de 2021.

CEN, European Committee Standardization, EN 1040: 2005. Chemical disinfectants and antiseptics. Quantitative suspension test for the evaluation of basic bactericidal activity of chemical disinfectants and antiseptics. Test method and requirements (phase 1). Brussels (UE): CEN; 2005

COSTA, L. M. C.; MERCHAN-HAMANN, E. Pandemias de influenza e a estrutura sanitária brasileira: breve histórico e caracterização dos cenários. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 7, n. 1, p. 11-25, 2016.

ESTUDANTES e professores se mobilizam em ações de combate à Covid-19. Conselho Federal de Química (CFQ), 17 mar. 2021. Disponível em: <http://cfq.org.br/noticia/estudantes-e-professores-se-mobilizam-em-acoes-de-combate-a-Covid-19/>. Acesso em: 16 mar. 2021.

FOLHA Informativa Covid-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. ANAD, 21 jan. 2021. Disponível em: <https://www.anad.org.br/folha-informativa-covid-19-escritorio-da-opas-e-da-oms-no-brasil/>. Acesso em: 17 mar. 2021.

GUST, I. D.; HAMPSON, A. W.; LAVANCHY, D. Planning for the next pandemic of influenza. Reviews in medical virology, v. 11, n. 1, p. 59-70, 2001.

KULKARNI, C. S.; VITTHAL, S. Use of polymers and thickeners in semisolid and liquid formulations. In: Essential Chemistry for Formulators of Semisolid and Liquid Dosages. Academic Press Oxford, 2016. p. 64-65.

LIMA, M. L. S. O.; ALMEIDA, R. K. S.; FONSECA, F. S. A.; GONÇALVES, C. C. S. A Química dos saneantes em tempos de COVID-19: Você sabe como isso funciona?. Química Nova, v. 43, n. 5, p. 668-678, 2020.

LOVINS, Julie Beth. Development of a stemming algorithm. Mech. Transl. Comput. Linguistics, v. 11, n. 1-2, p. 22-31, 1968.

MCKEE, S. Using Word Clouds to present your qualitative data. Disponível em: <https://www.surveygizmo.com/survey-blog/what-you-need-to-know-when-using-word-clouds-topresent-your-qualitative-data>. Acesso em: 22 de mar. 2021.

MINAYO M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva. 2012;17(3):621-626.

MINAYO, M. C. S; GUERRIERO, L. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112, 2014.

Monitoramento e análises da situação do Coronavírus no Brasil. COVID-19 Brasil. Disponível em: <https://ciis.fmrp.usp.br/covid19/>. Acesso em 20 de mar. de 2021.

NOOR, R.; MANIHA, S. M. A brief outline of respiratory viral disease outbreaks: 1889–till date on the public health perspectives. VirusDisease, p. 1-9, 2020.

OMS, Organização Mundial da Saúde, Guide to local production: WHO-recommended handrub formulations, 2010. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/WHO-IER-PSP-2010.5>. Acesso em 18 de mar. 2021.

PARANÁ. Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Coronavírus (COVID-19) - Boletim Epidemiológico, 2021. Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19#>.

PRADO, M. F.; MARAM, E. Desafio ao uso das preparações alcoólicas para higienização das mãos nos serviços de saúde. Esc. Anna Nery. vol.18, n.3, 2014.

PRIMEIRO caso de covid-19 no Brasil completa um ano. Agência Brasil, Brasília, 26 fev. 2021. Saúde. Disponível em:< https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/primeiro-caso-de-covid-19-no-

brasil-completa-um-ano>. Acesso em 12 de mar. 2021.

QIU, W.; RUTHERFORD, S.; MAO, A.; CHU, C. The pandemic and its impacts. Health, culture and society, v. 9, p. 1-11, 2017.

SEQUINEL, R.; LENZ, G. F.; SILVA, F. J. L. B.; SILVA, F. R. Soluções a base de álcool para higienização das mãos e superfícies na prevenção da covid-19: compêndio informativo sob o ponto de vista da química envolvida. Química Nova, v. 43, n. 5, p. 679-684, 2020.

SHARMA, D; CSE, M. Stemming algorithms: a comparative study and their analysis. International Journal of Applied Information Systems, v. 4, n. 3, p. 7-12, 2012.

USP, Ações de universidades públicas evidenciam importância da ciência no combate à Covid, Jornal da USP, 2020. Disponível em:< https://jornal.usp.br/ciencias/acoes-de-universidades-publicas-evidenciam-importancia-da-ciencia-no-combate-a-Covid/>. Acesso em 17 de mar. de 2021.

USP, Guia de Produção Local: Formulações de gel antisséptico recomendadas pela OMS, Jornal da USP 2020. Disponível em:< https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/03/Guia-produ%C3%A7%C3%A3o-de-gel-antiss%C3%A9ptico-OMS.pdf>.

UNILA, Média Móvel de Casos Ativos, 2021. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/informes-coronavirus/media-movel-e-histograma-de-casos>. Acesso em: 17 mar. 2021.

VASCONCELLOS, S. P.; ARAUJO J. T. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), v. 2, p. 41-48, 2019.

WANG, C.; HORBY, P. W.; HAYDEN, F. G.; GAO, G. F. A novel coronavirus outbreak of global health concern. The lancet, v. 395, n. 10223, p. 470-473, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Araújo Drago, A. de, Ruver-Martins, A. C., da Silva, C. M., Dorissaint, F., de Oliveira, G. B., GOMES, G. P., … Gonçalves, C. da C. S. (2021). Produção de álcool glicerinado como ferramenta no combate a COVID-19, uma ação de extensão da Unila. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80235

Edição

Seção

Relato de Experiência