Aprendendo com as diferenças: Hortoterapia como ferramenta de inclusãosocial de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79844

Palavras-chave:

Deficiência intelectual e múltipla, terapia, olericultura, extensão universitária

Resumo

O cultivo de hortaliças pode ser utilizado como terapia psicossocial, uma vez que permite o contato com a natureza, diminui a ansiedade, proporciona relaxamento, aumenta a autoestima, resgata o conhecimento popular sobre o cultivo de alimentos, além de promover a inclusão social. O projeto Inclusão Social - Aprendendo com as Diferenças teve como objetivo proporcionar o ensino e a prática no cultivo de hortaliças aos usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de Lavras-MG, a partir de atividades desenvolvidas dentro do Setor de Olericultura da Universidade Federal de Lavras. Ao longo das oito semanas na qual o projeto foi desenvolvido, foram realizadas diferentes atividades como a produção de mudas em bandejas, desbaste, transplantio das mudas em canteiros e vasos, preparo de substrato para produção de mudas, irrigação das culturas no campo, adubação das culturas, pulverização com caldas naturais, manejo de plantas invasoras por meio de capina manual e capina com enxada, colheita e manejo pós colheita. Para avaliação do projeto, foi aplicado um questionário respondido pelos responsáveis. As atividades possibilitaram ensinar aos alunos diversas práticas agrícolas comuns na produção de hortaliças, promoveram a melhoria da concentração e o desenvolvimento de atividades motoras, incentivaram a implantação de hortas domésticas e o aumento no consumo de hortaliças, além de terem permitido a inclusão dos alunos dentro da universidade.

Biografia do Autor

Sylmara Silva, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia
Departamento de Agricultura
Escola de Ciências Agrárias de Lavras, ESAL
Universidade Federal de Lavras, UFLA

Stéfany Martins da Silva Lino, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Técnica em Agropecuária

Departamento de Agricultura
Escola de Ciências Agrárias de Lavras, ESAL
Universidade Federal de Lavras, UFLA

Carlos Henrique de Souza, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Graduando em Agronomia 

Departamento de Agricultura

Escola de Ciências Agrárias de Lavras, ESAL
Universidade Federal de Lavras, UFLA

Aline Pereira Botelho Josué, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Lavras, MG

Pedagoga Especialista em Atendimento Educacional Especializado.

 

Generci Dias Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho.

Cleiton Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Professor Adjunto

Setor de Olericultura

Departamento de Agricultura

Escola de Ciências Agrárias de Lavras, ESAL

Universidade Federal de Lavras, UFLA

Referências

CAMARGO, R. DE et al. Uso Da Hortoterapia No Tratamento De Pacientes Portadores De Sofrimento Mental Grave. Enciclopédia Biosfera, 2015. p. 3634–3643.

COELHO, G. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, 2014. p. 11–24.

COLE, M.; SCRIBNER, S.; VYGOTSKY, L. A formação social da mente. [S.l.]: [s.n.], 1998.

COSTA, C. G. A. et al. Hortas comunitárias como atividade promotora de saúde: Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde. Ciencia e Saude Coletiva, 2015. v. 20, n. 10, p. 3099–3110.

FEITOSA, V. A. et al. A horticultura como instrumento de terapia e inclusão psicossocial. 2014. n. 83, p. 7–11.

GUIMARÃES, N. De F. et al. Horta orgânica como eixo gerador de práticas pedagógicas: um relato ocorrido na associação de pais e amigos dos excepcionais (apae). Brazilian Journal of Development, 2020. v. 6, n. 1, p. 1290–1304.

LEMOS, G. N.; MARANHÃO, R. R. Viveiros Educadores - Plantando Vida. [S.l.]: [s.n.], 2008.

LEONEL, W. H. Dos S.; LEONARDO, N. S. T. Concepções de professores da educação especial (APAEs) sobre a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual: Um estudo a partir da teoria Vigotskiana. Revista Brasileira de Educacao Especial, 2014. v. 20, n. 4, p. 541–554.

LOPES, G. M. B.; LACERDA, F. F.; ALBUQUERQUE, M. M. De. Viveiros educadores na Caatinga – mitigação aos efeitos da mudança do clima no semiárido brasileiro. Agrometeoros, 2020. v. 26, n. 2.

REIS, M. A. L. et al. Capacitação para implantação de horta escolar nas APAES de Mato Grosso do Sul: um método natural substituindo o convencional. Cadernos de Agroecologia. [S.l.]: [s.n.], 2012.

ROSA, T. A.; HUBER, A. C. K. Conhecimento de práticas ambientais e agroecológicas aos assistidos da APAE (Bagé-RS). Revista Congrega-Mostra De Projetos Comunitários e Extensão, 2018. p. 47–51.

SANTOS PACHECO, W. DOS; SILVA OLIVEIRA, M. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com síndrome de Down: representações sociais de mães e professoras. Ciênc. cogn, 2011. v. 16, n. 3, p. 2–14.

SILVA, C. J.; ALVARENGA, H. H. T.; SILVA, R. M. F. DA. Práticas Interventivas Facilitadoras Do Desenvolvimento Cognitivo Do Deficiente Intelectual. Revista da Universidade Ibirapuera, [S.l.], 2019. p. 64–72.

SILVA, J. P. Dos S.; LARANJA, R. E. De P. Atividades práticas em hortas escolares no processo de ensino e aprendizagem de Geografia para estudantes com deficiência intelectual. Revista de Educação Popular, 2020. v. 19, n. 2, p. 64–82.

VENDRAMIN, C. Repensando Mitos Contemporâneos : O Capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019. p. 16–25. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389>.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Silva, S., Lino, S. M. da S., de Souza, C. H., Josué, A. P. B., Lopes, G. D., & de Oliveira, C. L. (2022). Aprendendo com as diferenças: Hortoterapia como ferramenta de inclusãosocial de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79844

Edição

Seção

Artigo Original