Fornecendo meios para uma educação ambiental crítica na educação fundamental em Crato (Ceará - Brasil)

Autores

  • Sara Tavares de Sousa Machado Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) pela URCA.
  • Paulo Ricardo Batista Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Cícera Ruth de Souza Machado Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Larissa da Silva Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Alessandra de Sousa Silva Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Maria Joyce Ferreira Lima Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79700

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação ambiental emancipatória, Educação ambiental crítico-transformadora.

Resumo

O presente estudo objetivou trabalhar pontualmente e sistematicamente a Educação Ambiental (EA) em uma escola da rede pública do município de Crato (Ceará – Brasil) de forma a mediar uma visão mais transdisciplinar de EA, perpassando não só os aspectos de conservação e preservação ambiental, mas permitindo noções críticas relacionadas aos problemas político-sociais. A coleta de dados foi realizada na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (E. E. I. E. F) Rotary da rede municipal pública, com turmas do ensino fundamental II, do 6º ano ao 8º ano. Esta pesquisa permeia-se de abordagem quantitativa e qualitativa e é de cunho exploratório-participativo, com a utilização de questionários semi-estruturados sobre o tema EA voltados aos alunos. Para realização da exposição teórica, assim como as dinâmicas foram utilizadas apresentações no software Microsoft Office PowerPoint 2003.  Para análise dos dados foram construídos gráficos para composição dos resultados mediante o software Microsoft Office Word 2003, expondo as ideias qualitativas dos participantes sobre o assunto explorado mediante o aspecto quantitativo. A amostra da pesquisa contou com em 51 participantes. A elaboração das atividades resultou em um processo de reflexão que aparentemente acarretou mudanças na forma de agir e pensar, e levou ao aumento da preocupação, interesse e engajamento nos problemas ambientais. Ademais, foi observado uma visão mais crítica e consciente sobre a importância do papel do cidadão e do aluno na sociedade. Em suma, a presente pesquisa expandiu os horizontes sobre possíveis formas de se trabalhar EA nas escolas de forma lúdica, atrativa, instigante e crítico-reflexiva.

 

Referências

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Publicado

2022-01-27

Como Citar

Machado, S. T. de S., Batista, P. R., Machado, C. R. de S., da Silva, L., Silva, A. de S., & Lima, M. J. F. (2022). Fornecendo meios para uma educação ambiental crítica na educação fundamental em Crato (Ceará - Brasil). Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79700

Edição

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Artigo Original