Fornecendo meios para uma educação ambiental crítica na educação fundamental em Crato (Ceará - Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79700Palavras-chave:
Meio ambiente, Educação ambiental emancipatória, Educação ambiental crítico-transformadora.Resumo
O presente estudo objetivou trabalhar pontualmente e sistematicamente a Educação Ambiental (EA) em uma escola da rede pública do município de Crato (Ceará – Brasil) de forma a mediar uma visão mais transdisciplinar de EA, perpassando não só os aspectos de conservação e preservação ambiental, mas permitindo noções críticas relacionadas aos problemas político-sociais. A coleta de dados foi realizada na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (E. E. I. E. F) Rotary da rede municipal pública, com turmas do ensino fundamental II, do 6º ano ao 8º ano. Esta pesquisa permeia-se de abordagem quantitativa e qualitativa e é de cunho exploratório-participativo, com a utilização de questionários semi-estruturados sobre o tema EA voltados aos alunos. Para realização da exposição teórica, assim como as dinâmicas foram utilizadas apresentações no software Microsoft Office PowerPoint 2003. Para análise dos dados foram construídos gráficos para composição dos resultados mediante o software Microsoft Office Word 2003, expondo as ideias qualitativas dos participantes sobre o assunto explorado mediante o aspecto quantitativo. A amostra da pesquisa contou com em 51 participantes. A elaboração das atividades resultou em um processo de reflexão que aparentemente acarretou mudanças na forma de agir e pensar, e levou ao aumento da preocupação, interesse e engajamento nos problemas ambientais. Ademais, foi observado uma visão mais crítica e consciente sobre a importância do papel do cidadão e do aluno na sociedade. Em suma, a presente pesquisa expandiu os horizontes sobre possíveis formas de se trabalhar EA nas escolas de forma lúdica, atrativa, instigante e crítico-reflexiva.
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