Relato de experiência: divulgação do projeto Jardim Sensorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.78020

Palavras-chave:

Educação. Jardim Sensorial. Inclusão. Ensino de Ciências.

Resumo

Este relato pretende descrever a experiência do projeto de Jardim Sensorial durante os três dias da XVI Semana Nacional de Educação e Tecnologia e IV Jornada Integrada de Educação em Ciências, realizado no Instituto Federal - Campus Vila Velha, no mês de outubro, no ano 2019. Tem como objetivos apresentar as experiências vivenciadas através do Jardim Sensorial itinerante; promover a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino de ciências; promover a formação inicial de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Química e formação continuada de professores do ensino de ciências da Rede Pública Municipal de Vila Velha - Es. A metodologia da pesquisa utilizada foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Observamos os participantes ao longo das atividades propostas e, ao final, fizemos grupo focal. Os resultados alcançados contribuíram na construção do projeto de Jardim Sensorial, assim como a integração dos cursos e execução do projeto no evento, e depois na manutenção desse espaço inclusivo, aberto para a comunidade. Conclui-se que é necessário pensar em práticas pedagógicas inclusivas, a fim de promover a aprendizagem integral do educando acerca do conteúdo a ser ensinado como, por exemplo, conhecer as plantas que fazem parte do nosso dia a dia, das plantas medicinais, dos temperos e plantas ornamentais, através dos sentidos do tato, olfato, paladar, visão e audição. 


Biografia do Autor

Sarah Guimarães Cunha, Instituto Federal do Espírito Santo campus Vila Velha

Sarah Guimarães Cunha, licencianda do 3° período do curso de Pedagogia pelo IFES- Vila Velha. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPES.

Referências

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas: fundamentos de defectologia, v. 5. Madrid: Visor, 1997.

SANTOS, Laís Carla Simeão da Silva. Atendimento educacional especializado à criança com baixa visão de zero a três anos na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Ita- buna : Via Litterarum, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cunha, S. G. (2021). Relato de experiência: divulgação do projeto Jardim Sensorial. Extensão Em Foco, (24). https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.78020

Edição

Seção

Relato de Experiência