Agência Experimental Toca: comunicação, experimentação e vivências na formação discente da UFMT
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.76246Palavras-chave:
projeto de extensão, comunicação, educaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de relatar as experiências práticas e educacionais ocorridas na TOCA - Agência Experimental de Comunicação, um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, se discute a importância da agência experimental como laboratório de aprendizado, sua contribuição para a formação profissional e cidadã dos participantes e seus impactos na transformação da comunidade interna e externa da universidade. Também, apresenta-se três casos de produções elaboradas pelos discentes, destacando os processos envolvidos e as exigências técnicas e teóricas desenvolvidas em cada um deles. Conclui-se que na TOCA os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conceitos discutidos em sala de aula, ao mesmo tempo em que refletem sobre as questões emergentes da sociedade.
Referências
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p.
Parecer CNE/CES 492/2001. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação. Brasília, janeiro de 2011.
PRESAS, P. P.; PRESAS, J. F. Publicidade e Design: uma integração possível. Um estudo sobre a interdisciplinaridade entre os cursos de Comunicação Social e Design. UNIrevista, v. 1, n. 3, p. 1-9, jul. 2006.
PUBLIO, Marcelo Abílio; MADER, Maria Paula Mansur. A relevância das agências experimentais na aprendizagem dos alunos de comunicação social. Cadernos da Escola de Comunicação, v. 1, n. 7, 2017
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Quatro anos de quê?. IN Comunicação & Educação, v.02, n.05, p. 46-9. jan./abr., 1996.
TONDATO, M. Projetos Experimentais, projetos integrados e agências experimentais: novas práticas pedagógicas no ensino de comunicação. Revista Comunicação e Educação, n. 2, a. XV, ECA/USP, São Paulo, maio/ago 2010.
ZABALA, A. A prática educativa: como pesquisar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional