Hiperpublicidade nas Redes sociais com o Covid-19: baixa de credibilidade da Rede Globo

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Milena Mariana de Oliveira UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.75793

Palavras-chave:

emissora e opiniao, Fake News, Hiperpublicidade, Redes sociais, credibilidade comunicacional.

Resumo

Este estudo trata da repercussão nas redes sociais televisivas, no período de Isolamento Social no ano de 2020. Momento de alta repercussão política, e que no Brasil tem sido associado ao atual governo Bolsonaro, gerando muitas divergências e intrigas opinativas entre as mídias sociais, desde o início da última eleição presidencial. Verificamos que as notícias apresentadas pela Rede Globo vêm sofrendo uma série de questionamentos quanto a sua veracidade, por parte de alguns grupos de telespectadores. Dessa forma, torna-se evidente que as falas políticas interferem na credibilidade comunicacional das emissoras e como estas informam sobre o Covid-19. Verificamos que Rede Globo tem sido afetada diretamente nas redes sociais, especialmente por sites que utilizam como base de dados, fontes que não são consideradas seguras, mesmo assim, devemos considerar que estes vão interferir nas opiniões, e entendemos como uma tendência da Hiperpublicidade, porém não realizada por profissionais de publicidade.

Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Doutora em Comunicação Social (Bolsista CAPES).  Profa. pesquisadora no Curso de Comunicação Social (PP/JOR) da UEMG, Unidade Divinópolis/MG, coordena o CEPCCOM - Centro de Editorações, Publicações e Criações em Comunicação; Líder do grupo CNPq o PROLIM - Processos e Linguagens das Imagens Midiáticas; e editora da Revista de Comunicação FANDOM – Jornalismo & Publicidade. Link: <https://cepccomuemg.wixsite.com/cepccom/grupos-de-pesquisa> Acesso em: 10 agosto 2020. E-mail: eliane.raslan@uemg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3081335079399561

Milena Mariana de Oliveira, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: milenamarianaoliver@gmail.com / Instagram:@milena_marianao

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Raslan, E. M. S., & Oliveira, M. M. de. (2021). Hiperpublicidade nas Redes sociais com o Covid-19: baixa de credibilidade da Rede Globo. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.75793

Edição

Seção

Relato de Experiência