A OFICINA EDUCATIVA NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.73195

Palavras-chave:

Abrigo, Institucionalização, Adolescentes, Bullying, Educação em Saúde

Resumo

O bullying é definido como uma subcategoria de violência, comum aos espaços escolares executada em uma relação desigual de poder que pode gerar consequências para crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência da aplicação da oficina educativa sobre bullying com adolescentes. Trata-se de um estudo na modalidade de relato de experiência de caráter descritivo e analítico. Os participantes foram 12 adolescentes institucionalizados, do sexo masculino, com idades entre 10 a 17 anos atendidos pelo Programa de extensão ACOLHER. Observou-se o envolvimento dos adolescentes por meio de expressões faciais e corporais, relatos de experiências, discussões e dramatizações de situações de bullying. Notou-se que o bullying permeia o cotidiano dos adolescentes. Na oficina eles foram conduzidos a refletir sobre os papéis que exercem durante a prática do bullying e incentivados a adotar condutas que envolvam o respeito ao próximo e a diversidade.  Conclui-se que ao discutir essa temática com os adolescentes houve a possibilidade de instrumentalizá-los para desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento do bullying, inserindo-os de forma equânime na sociedade como protagonistas na redução da violência e suas consequências no meio em que vivem.

Biografia do Autor

Elane Cristina Dias Franco, Universidade Federal de São João del Rei

Docente da Universidade Federal de São João del Rei Departamento de Saúde Coletiva

Área Saúde da Criança e Adolescente

Edilene Aparecida Araujo da Silveira, Universidade Federal de São João del Rei

Docente da Universidade Federal de São João del Rei
Departamento de Saúde Mental
Área Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Eduardo Augusto da Mata Coelho, Universidade Federal de São João del Rei

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Larissa Vitoria Braga Alves, Universidade Federal de São João del Rei

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Leticia Eugênio Mota, Universidade Federal de São João del Rei

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Nicole Francinne Marques Moura, Universidade Federal de São João del Rei

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Osiel Ferreira Antunes, Universidade Federal de São João del Rei

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Franco, E. C. D., Silveira, E. A. A. da, Coelho, E. A. da M., Alves, L. V. B., Mota, L. E., Moura, N. F. M., & Antunes, O. F. (2020). A OFICINA EDUCATIVA NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.73195

Edição

Seção

Relato de Experiência