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A OFICINA EDUCATIVA NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

Elane Cristina Dias Franco, Edilene Aparecida Araujo da Silveira, Eduardo Augusto da Mata Coelho, Larissa Vitoria Braga Alves, Leticia Eugênio Mota, Nicole Francinne Marques Moura, Osiel Ferreira Antunes

Resumo


O bullying é definido como uma subcategoria de violência, comum aos espaços escolares executada em uma relação desigual de poder que pode gerar consequências para crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência da aplicação da oficina educativa sobre bullying com adolescentes. Trata-se de um estudo na modalidade de relato de experiência de caráter descritivo e analítico. Os participantes foram 12 adolescentes institucionalizados, do sexo masculino, com idades entre 10 a 17 anos atendidos pelo Programa de extensão ACOLHER. Observou-se o envolvimento dos adolescentes por meio de expressões faciais e corporais, relatos de experiências, discussões e dramatizações de situações de bullying. Notou-se que o bullying permeia o cotidiano dos adolescentes. Na oficina eles foram conduzidos a refletir sobre os papéis que exercem durante a prática do bullying e incentivados a adotar condutas que envolvam o respeito ao próximo e a diversidade.  Conclui-se que ao discutir essa temática com os adolescentes houve a possibilidade de instrumentalizá-los para desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento do bullying, inserindo-os de forma equânime na sociedade como protagonistas na redução da violência e suas consequências no meio em que vivem.


Palavras-chave


Abrigo; Institucionalização; Adolescentes; Bullying; Educação em Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i21.73195