Características Sócio demográficas e Perfil Profissional da Mão de Obra da Construção Civil em Tucuruí/PA/Brasil

Autores

  • Andrielli Morais de Oliveira UFG
  • Carlos J. B. Rocha
  • Taiza Ferreira
  • Alexandra Dantas
  • Marlete Moraes
  • Mirna Cartonilho
  • Marcelo Santos
  • José L. Palheta

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.71467

Palavras-chave:

mão de obra, qualificação, extensão, construção civil.

Resumo

Nos últimos tempos, a construção civil brasileira teve mudanças devido à crise econômica, mercado consumidor mais exigente, demandas de materiais e técnicas mais sustentáveis, necessidade de controle e racionalização dos processos construtivos, por edificações mais eficientes sob o ponto de vista energético, exigências normativas de desempenho e durabilidade, implementação de certificações ambientais e de gestão e pelo aumento da competitividade entre as empresas. Assim, é fundamental a qualificação da mão de obra para uma melhor produtividade e eficiência no setor. É objetivo do presente artigo, identificar o perfil sócio econômico dos profissionais que atuam no interior do estado do Pará, por meio de um projeto e curso de extensão da UFPA, correlacionando esse perfil com os de outras cidades brasileiras. Especificamente, dados financeiros, de gênero, de faixa etária de idade, de grau de instrução, de estado civil, de vínculo empregatício e de interesse em qualificação foram obtidos. A metodologia empregada foi à abordagem quantitativa de dados, por meio de questionário de caracterização sócio demográfica aplicado no início do curso. Os resultados do perfil da mão de obra indicaram uma relação positiva de alto índice de escolaridade e interesse em participar de novos cursos. Foi notada também a presença feminina no público abordado. Esses resultados sugerem que a construção civil passa por processos de mudanças.

Biografia do Autor

Andrielli Morais de Oliveira, UFG

Doutora em engenharia civil pela COPPE/UFRJ com área de concentração em estruturas e materiais e tese desenvolvida em "durabilidade de materiais cimentícios compósitos". Engenheira civil com mestrado (2007) em engenharia civil (Estruturas e Materiais) pela Universidade Federal de Goiás e tema de estudo de "durabilidade do concreto armado com adições minerais", especificamente em monitoramento da corrosão de armaduras induzida por cloretos. Atua também no tema de Manifestações Patológicas na Construção Civil e no tema de Impermeabilização nas Construções. Atualmente é docente na EECA - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG - Universidade Federal de Goiás na área de construção civil. Em 2018, integrou-se ao PPG-GECON (Programa de Pós-Graduação em Estruturas, Geotecnia e Construção Civil) da EECA, com interesse em estudos de durabilidade de materiais e componentes da construção civil. Foi docente efetiva na FECIV - Faculdade de Engenharia Civil da UFU - Universidade Federal de Uberlândia/MG na área de construção civil (2017-2018). Também foi docente efetiva da UFPA/CAMTUC (2008-2017), docente substituta no IFET/GO (2007 a 2008) e Universidade Paulista - UNIP - Campus Goiânia (2008).

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

de Oliveira, A. M., J. B. Rocha, C., Ferreira, T., Dantas, A., Moraes, M., Cartonilho, M., … L. Palheta, J. (2020). Características Sócio demográficas e Perfil Profissional da Mão de Obra da Construção Civil em Tucuruí/PA/Brasil. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.71467

Edição

Seção

Relato de Experiência