Vivências dos alunos da fisioterapia na atenção primária com mulheres da comunidade do Bairro Alto: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.70459Palavras-chave:
Educação em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças, atenção primária à saúde, fisioterapia.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência dos alunos do 4º período, do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Paraná em atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças realizadas com um grupo de mulheres na comunidade do Bairro alto. Métodos: Foram realizados treze encontros que incluíam rodas de conversa e atividades que buscavam informar sobre temas relacionados à saúde e prevenir o aparecimento de disfunções. Cada encontro possuía uma rotina de aferição da pressão arterial (PA) no início e no final das atividades e era liderado por um aluno que realizava rodas de conversa sobre o tema em questão, além de propor exercícios de alongamento, fortalecimento e/ou aeróbio. Ao final de cada encontro era entregue um folder com informações referentes ao tema abordado. Resultados: Durante os encontros foi possível ampliar a visão biopsicossocial dos alunos em relação à atenção primária, em especial dos usuários da Unidade de Saúde do Bairro Alto. Além entrelaçar os saberes interdisciplinares aplicando-os nas vivências com a comunidade, promovendo aos discentes crescimento profissional e pessoal. Conclusão: Através deste estudo os discentes adquiriram maior conhecimento com relação à atenção primária, por meio da experiência enriquecedora da vivência prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional