APROVEITAMENTO INTEGRAL DO COCO BABAÇU COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69803

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Comunidade Rural, Orbignya spp.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da introdução de uma tecnologia de aproveitamento racional do coco babaçu em comunidades de baixa renta no município de Miguel Alves-PI. Foram realizadas ações de ensino-aprendizagem para o aproveitamento integral dos constituintes do coco babaçu, visando o desenvolvimento social e econômico dos moradores das comunidades em estudo. Foi utilizada uma metodologia participativa e multidisciplinar, valorizando a participação da comunidade para a promoção da troca de saberes e práticas com a universidade. Os recursos aplicados foram investimentos importantes para a realização de oficinas de arte, nutrição, operação e manejo de máquinas para beneficiamento do coco babaçu, empreendedorismo, desenvolvimento da região e das potencialidades para uso do coco babaçu; fortalecimento e incentivo de expressões e iniciativas artístico-culturais; criação de cooperativa para a produção de artesanato; multiplicação e impacto social das ações; contemplando ainda a formação acadêmica dos discentes. 

 

Biografia do Autor

Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Piauí - Departamento de Nutrição

Professora Titular, Doutora Departamento de Nutrição, Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição

Tutora do Programa de Educação Tutorial da UFPI

Geandro Carvalho Castro, Universidade Federal do Piauí - Centro de Ciências Agrárias

Engenheiro Agrônomo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias

 

Gleyson Moura dos Santos, Universidade Federal do Piauí - Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição

Nutricionista, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição - Universidade Federal do Piauí

José Elivalto Guimarães Campelo, Universidade Federal do Piauí - Departamento de Zootecnia

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Titular da Universidade Federal do Piauí na área de Melhoramento Genético Animal.Docente do Departamento de Zootecnica/Centro de Ciências Agrárias/UFPI.

José Lindenberg Rocha Sarmento, Universidade Federal do Piauí - Departamento de Zootecnia

Graduado em Zootecnia, doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Universidade Federal do Piauí, na área de Genética e Melhoramento Animal. Integra o corpo docente permanente dos programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Zootecnia da UFPI.

Marcos David Figueiredo Carvalho, Universidade Federal do Piauí - Departamento de Zootecnia

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Biologia pela UNICAMP. Docente do Departamento de Zootecnica/Centro de Ciências Agrárias/UFPI

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Carvalho, C. M. R. G. de, Castro, G. C., Santos, G. M. dos, Campelo, J. E. G., Sarmento, J. L. R., & Carvalho, M. D. F. (2020). APROVEITAMENTO INTEGRAL DO COCO BABAÇU COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTÁVEL. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69803

Edição

Seção

Relato de Experiência