Design Thinking na construção de ações de humanização e acolhimento no ambiente acadêmico: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69462

Palavras-chave:

inovação, qualidade de vida, estudantes, universidades, extensão comunitária

Resumo

O objetivo é relatar a experiência sobre concepção, execução e resultados de uma oficina fundamentada no Design Thinking (DT) para o desenvolvimento do projeto de extensão C.H.A.M.A. que visa promover ações de humanização e acolhimento para minimizar agentes estressores no ambiente acadêmico na Universidade Federal do Paraná. As atividades ocorreram em cinco encontros, com duração total de 20 horas. Os participantes foram acadêmicos de enfermagem, psicologia e uma servidora - técnico administrativa, e as mediadoras, duas professoras e uma enfermeira do Departamento de Enfermagem da UFPR. O cronograma contemplou fases do DT - compreensão do problema, projeção das soluções, prototipação e implementação. Nos primeiros encontros foram realizadas as dinâmicas “A troca de um segredo” e “Desafio do Marshmallow” com finalidade de exercer, respectivamente, habilidades de comunicação, empatia e trabalho colaborativo entre os participantes. Após, iniciou-se a fase de compreensão do problema, por meio das estratégias de apoio definição do desafio estratégico, pesquisa exploratória, entrevista empática, elaboração de mapas da empatia e personas. No terceiro e quarto encontros executaram-se as fases de projeção das soluções e prototipação. Nessas, os participantes elencaram as opções mais viáveis, praticáveis e desejáveis e elaboraram o protótipo das ações a serem implementadas. No último encontro elaborou-se um cronograma e definiram-se os líderes para a implementação das ações. Destarte, o DT permitiu o desenvolvimento de soluções criativas e exequíveis diante de situações geradoras de stress entre estudantes universitários. 

Biografia do Autor

Fernanda Leticia Frates Cauduro, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília.

Vanessa Bertoglio Comasseto Antunes de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Professora do departamento de Enfermagem da UFPR.

Carmen Elizabeth Kalinowski, Universidade Federal do Paraná

Professora do departamento de Enfermagem da UFPR.

Rafaela Gessner Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Professora do departamento de Enfermagem da UFPR.

Isabella Zerbeto dos Santos, Universidade Federal do Paraná.

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Mahara Louise Küchler, Universidade Federal do Paraná.

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Rafaela Romero Massedo, Universidade Federal do Paraná.

Graduanda em Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Neferti Júlio Mastey, Universidade Federal do Paraná.

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

Cauduro, F. L. F., de Oliveira, V. B. C. A., Kalinowski, C. E., Lourenço, R. G., dos Santos, I. Z., Küchler, M. L., … Mastey, N. J. (2020). Design Thinking na construção de ações de humanização e acolhimento no ambiente acadêmico: relato de experiência. Extensão Em Foco, (21). https://doi.org/10.5380/ef.v0i21.69462

Edição

Seção

Relato de Experiência