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ESTUDO E REQUALIFICAÇÃO DO ALVORADA CLUBE EM CRICIÚMA (SC), UMA PRÁTICA COLABORATIVA ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

Dyene Mafioletti, JORGE LUIZ VIEIRA, GEFERSON RAFAEL DA ROSA, JÚLIA VALIM BAUER, FRANCINY CECHINEL DE SOUZA

Resumo


Este artigo apresenta de forma conceitual e prática a experiência acadêmica no estudo de caso e no processo de requalificação do Clube Alvorada em Criciúma, SC. O projeto atua por meio de uma prática colaborativa entre o Escritório Modelo Interdisciplinar - EMI da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, a Associação de Professores e Funcionários da UNESC – APROFUCRI e a comunidade dos bairros Pinheirinho e Milanese, em Criciúma/SC. O EMI se desenvolve na perspectiva da interdisciplinaridade e das relações interinstitucionais, proporcionando aos alunos a incorporação dos conhecimentos teóricos e práticos, por meio da participação ativa nos projetos com orientação docente. Essa prática, além de possibilitar trocas de saberes entre a universidade e a comunidade, oferece aos discentes oportunidades de testarem habilidades e competências adquiridas, pela participação na solução de problemas reais inerentes ao seu campo de atuação. Sob esta perspectiva é que se desenvolve o projeto de requalificação do Alvorada Clube, que se localiza entre os bairros Pinheirinho e Milanese, atendendo cerca de 7.621 habitantes em suas imediações. O clube sediou os mais importantes eventos da comunidade local. O edifício, além do seu valor histórico, expressa uma linguagem tardia do modernismo, constituindo-se em importante acervo local a ser preservado e que atualmente encontra-se em mau estado de conservação. Desta forma, o Escritório Modelo teve como objetivo realizar o levantamento patrimonial do edifício a fim de produzir um estudo preliminar para a recuperação de suas instalações por meio da interação universidade-sociedade.


Palavras-chave


Extensão Universitária. Requalificação. Troca de Saberes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i16.56989