Implementação de Estratégias para a Redução da Mortalidade Materna no Vale do Jequitinhonha

Autores

  • Helisamara Mota Guedes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0001-9848-4936
  • Naila dos Santos Cunha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Juliana Augusta Augusta Dias Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • George Sobrinho Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.56313

Palavras-chave:

Atendimento de urgências, Enfermagem obstétrica, Mortalidade materna.

Resumo

 

Visando contribuir com a redução da mortalidade materna no Vale do Jequitinhonha foi desenvolvido ações com o objetivo de atualizar e uniformizar as condutas clínicas dos profissionais de saúde para a assistência às emergências obstétricas. A ação contemplou os municípios da Microrregião de Saúde de Diamantina em quatro etapas: I – atualização do protocolo; II – apresentação dos resultados para a equipe e ajuste; III – criação de parcerias com a Comissão Intergestora Regional, e apresentação da proposta de um curso de atualização e divulgação do protocolo; IV – realização do Curso de Emergências Obstétricas. Foram coletados dados sobre as características do atendimento a parturiente antes e após a realização do curso. Análise descritiva foi procedida. Compareceram ao evento 108 profissionais de saúde. Foram distribuídos 16 cartazes coloridos de seis diferentes fluxogramas de atendimento aos hospitais de cada município. Dos questionários entregues no início e final do curso obteve-se os seguintes resultados: na maioria dos municípios é garantido às parturientes o direito à presença de acompanhante; houve diferença em pacientes atendidos pelo convênio e SUS; o partograma não é utilizado em sete cidades; os métodos não farmacológicos de alívio da dor mais descritos foram a bola, deambulação e massagem. Observou-se falta de algumas medicações necessárias para intercorrências. A proposta apresentou repercussão positiva, houve uma boa adesão e participação dos profissionais. Espera-se que grandes atores estratégicos tenham sido sensibilizados e que mudança da pratica obstétrica aconteça. Torna-se necessário incentivar outros eventos desta natureza para que a mortalidade materna na região diminua cada vez mais.


Biografia do Autor

Helisamara Mota Guedes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).


Naila dos Santos Cunha, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFVJM. Estagiária do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Cegonha.


Juliana Augusta Augusta Dias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Médica. Mestre pelo Programa de Pós Graduação Ensino e Saúde. Docente da Faculdade de Medicina da UFVJM.


George Sobrinho Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da UFVJM.


Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Guedes, H. M., Cunha, N. dos S., Dias, J. A. A., & Silva, G. S. (2018). Implementação de Estratégias para a Redução da Mortalidade Materna no Vale do Jequitinhonha. Extensão Em Foco, (16). https://doi.org/10.5380/ef.v0i16.56313

Edição

Seção

Artigo Original