EXTENSÃO E EMANCIPAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO OLHARES SUL RIOGRANDENSES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Autores

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande -FURG
  • Luciane Oliveira Lemos Universidade Federal do Rio Grande.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.45135

Palavras-chave:

tensão, Emancipação, EJA.

Resumo

Este texto se propõe a dar vida há uma experiência formativa ocorrida no contexto do Projeto de Extensão Olhares Sul Riograndenses da Educação de Jovens e Adultos. Este projeto foi desenvolvido em pareceria entre a FURG, a Secretaria Municipal da Educação do Rio Grande e a 18ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto teve financiamento no âmbito do Plano Nacional de Educação de Professores da Educação Básica voltadas a EJA na Diversidade e Inclusão onde realizamos ao longo de 2 anos uma experiência com mais de 180 educadores entre os municípios de São Jose do Norte e o Chuí. Aqui apresentaremos um recorte apenas sobre como trabalhamos as questões referentes ao compromisso político do educador associado às concepções de educação. Dessa forma a Perspectiva crítica freiriana é orientadora de toda essa experiência. Ficou reforçado que a Educação Problematizadora contribui de modo definitivo em processos formativos e emancipatórios na EJA.

 

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Professor e pesquisador Nos programas de Pós Graduação  (PPGEA e PPGEDU) da FURG.  Coordenador do Programa de Auxílio Ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior da PAIETS-FURG. Tutor do Grupo PET conexões de saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Coordenador do Projeto de Extensão Olhares Sul Riograndenses Da Educação de Jovens e Adultos. Pro Reitor de Assuntos Estudantis da FURG.

Luciane Oliveira Lemos, Universidade Federal do Rio Grande.

Historiadora pela Universidade Federal do Rio Grande. Educadora no Projeto Olhares Sul Rio grandense da Educação de Jovens e Adultos. Estudante do quarto ano de Licenciatura em História pela FURG.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

Pereira, V. A., & Lemos, L. O. (2017). EXTENSÃO E EMANCIPAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO OLHARES SUL RIOGRANDENSES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Extensão Em Foco, 1(13). https://doi.org/10.5380/ef.v1i13.45135

Edição

Seção

Relato de Experiência