Apresentação da metodologia científica a estudantes do ensino técnico através da experimentação em química

Autores

  • Maria Aparecida Biason Gomes Universidade Federal do Paraná
  • Regina Maria Queiroz de Mello Universidade Federal do Paraná
  • Liliana Micaroni Universidade Federal do Paraná
  • José Luis Guimarâes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.34704

Palavras-chave:

estágio, metodologia científica, experimentos de química, ensino técnico

Resumo

Uma das atividades dos cursos de nível técnico em química é a realização de um estágio onde o estudante se insere em alguma rotina industrial ou realiza atividades de laboratório numa instituição de ensino. No intuito de oferecer outra forma de estágio aos estudantes e ao mesmo tempo proporcionar o aprendizado relacionado à introdução da atividade de pesquisa científica, o objetivo deste trabalho foi oportunizar aos estudantes do ensino técnico o desenvolvimento de uma atividade experimental de seu interesse na área de química baseada na metodologia científica. O público-alvo deste trabalho foram estudantes de duas Instituições da rede pública de Ensino de Curitiba, CEEP e SEPT. Cada estudante desenvolveu um plano de trabalho individual e foi acompanhado, em suas atividades, por um bolsista da Universidade Federal do Paraná. As atividades desenvolvidas para cada estudante consistiram nas seguintes etapas: i) realização de pesquisa bibliográfica; ii) escolha e execução de um experimento; iii) preparação de um relatório escrito e iv) apresentação de um seminário ao final das atividades. Aplicamos um questionário de avaliação e constatamos que o projeto foi muito bem avaliado pelos estudantes, transformando a visão de execução de um trabalho laboratorial e despertando o interesse pela pesquisa científica. Por outro lado os bolsistas também se sentiram imensamente recompensados pelas experiências adquiridas tanto na área científica quanto na área de ensino.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Biason Gomes, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Química - UFPR LabExQuim - Lab. de Extensão em Química

Regina Maria Queiroz de Mello, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Química - UFPR LabExQuim - Lab. de Extensão em Química

Liliana Micaroni, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Química - UFPR LabExQuim - Lab. de Extensão em Química

José Luis Guimarâes, Universidade Federal do Paraná

SEPT - Setor de educação profissional e tecnológica

Downloads

Publicado

2016-07-25

Como Citar

Gomes, M. A. B., Mello, R. M. Q. de, Micaroni, L., & Guimarâes, J. L. (2016). Apresentação da metodologia científica a estudantes do ensino técnico através da experimentação em química. Extensão Em Foco, (11). https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.34704

Edição

Seção

Artigo Original