Apresentação da metodologia científica a estudantes do ensino técnico através da experimentação em química
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i11.34704Palavras-chave:
estágio, metodologia científica, experimentos de química, ensino técnicoResumo
Uma das atividades dos cursos de nível técnico em química é a realização de um estágio onde o estudante se insere em alguma rotina industrial ou realiza atividades de laboratório numa instituição de ensino. No intuito de oferecer outra forma de estágio aos estudantes e ao mesmo tempo proporcionar o aprendizado relacionado à introdução da atividade de pesquisa científica, o objetivo deste trabalho foi oportunizar aos estudantes do ensino técnico o desenvolvimento de uma atividade experimental de seu interesse na área de química baseada na metodologia científica. O público-alvo deste trabalho foram estudantes de duas Instituições da rede pública de Ensino de Curitiba, CEEP e SEPT. Cada estudante desenvolveu um plano de trabalho individual e foi acompanhado, em suas atividades, por um bolsista da Universidade Federal do Paraná. As atividades desenvolvidas para cada estudante consistiram nas seguintes etapas: i) realização de pesquisa bibliográfica; ii) escolha e execução de um experimento; iii) preparação de um relatório escrito e iv) apresentação de um seminário ao final das atividades. Aplicamos um questionário de avaliação e constatamos que o projeto foi muito bem avaliado pelos estudantes, transformando a visão de execução de um trabalho laboratorial e despertando o interesse pela pesquisa científica. Por outro lado os bolsistas também se sentiram imensamente recompensados pelas experiências adquiridas tanto na área científica quanto na área de ensino.
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