A mediação na educação popular e seu impacto na subjetividade

Autores

  • Maurício Mogilka Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i6.32118

Palavras-chave:

mediação, educação popular, subjetividade

Resumo

A discussão travada neste artigo pretende ser uma contribuição ao complexo problema das questões psicossociais presentes na relação de mediação em educação popular. A discussão toma como ponto específico o impacto que esta relação tem ou pode ter no desenvolvimento da subjetividade popular. Este tema é de fundamental importância para as práticas de mediação com caráter libertador, paradigma que é o principal fundamento deste texto. Contudo, o termo libertador é tomado aqui em sentido amplo, para designar não apenas o pensamento de autores latino-americanos fundamentais para se compreender a nossa realidade social, como Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão ou Pablo Richard, mas também qualquer outro autor que possa contribuir para os processos de libertação do ser humano. Neste texto específico, foram trabalhadas reflexões vindas da própria prática do autor no trabalho social, há mais de duas décadas, e algumasdeias de autores como Dewey, Sartre, Hegel e Galeffi. 

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Como Citar

Mogilka, M. (2010). A mediação na educação popular e seu impacto na subjetividade. Extensão Em Foco, (6). https://doi.org/10.5380/ef.v0i6.32118

Edição

Seção

Artigo Original