Open Journal Systems

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE LIXO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Francielih Dorneles Silva, Michele Morais Oliveira, Paula Angélica Palmeira, Marlon Corrêa Pereira

Resumo


O lixo urbano é um dos mais graves problemas ambientais contemporâneos. As cidades têm experimentado um rápido crescimento populacional e econômico, ocasionando uma produção de resíduos sólidos em grandes quantidades, o que dificulta seu tratamento e destinação adequada. Neste sentido, tem-se os projetos de educação ambiental como ações importantes com vistas à ampliação de conhecimentos e a mudanças de hábitos da população quanto ao lixo. Sendo assim, o estudo buscou analisar se houve mudanças nas representações sociais e nas atitudes das crianças quanto ao lixo após a execução do projeto de educação ambiental. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e o questionário com perguntas objetivas e subjetivas como técnica de coleta de dados. É evidente a relevância deste projeto como forma de contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, pois se evidenciou que as crianças passaram a se reconhecer como possíveis agentes de mudanças na sociedade em que vivem.


Palavras-chave


lixo; educação ambiental; representações sociais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i10.29821