REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE LIXO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29821Palavras-chave:
lixo, educação ambiental, representações sociaisResumo
O lixo urbano é um dos mais graves problemas ambientais contemporâneos. As cidades têm experimentado um rápido crescimento populacional e econômico, ocasionando uma produção de resíduos sólidos em grandes quantidades, o que dificulta seu tratamento e destinação adequada. Neste sentido, tem-se os projetos de educação ambiental como ações importantes com vistas à ampliação de conhecimentos e a mudanças de hábitos da população quanto ao lixo. Sendo assim, o estudo buscou analisar se houve mudanças nas representações sociais e nas atitudes das crianças quanto ao lixo após a execução do projeto de educação ambiental. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e o questionário com perguntas objetivas e subjetivas como técnica de coleta de dados. É evidente a relevância deste projeto como forma de contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, pois se evidenciou que as crianças passaram a se reconhecer como possíveis agentes de mudanças na sociedade em que vivem.
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