REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE LIXO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Michele Morais Oliveira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Paula Angélica Palmeira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Marlon Corrêa Pereira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29821

Palavras-chave:

lixo, educação ambiental, representações sociais

Resumo

O lixo urbano é um dos mais graves problemas ambientais contemporâneos. As cidades têm experimentado um rápido crescimento populacional e econômico, ocasionando uma produção de resíduos sólidos em grandes quantidades, o que dificulta seu tratamento e destinação adequada. Neste sentido, tem-se os projetos de educação ambiental como ações importantes com vistas à ampliação de conhecimentos e a mudanças de hábitos da população quanto ao lixo. Sendo assim, o estudo buscou analisar se houve mudanças nas representações sociais e nas atitudes das crianças quanto ao lixo após a execução do projeto de educação ambiental. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e o questionário com perguntas objetivas e subjetivas como técnica de coleta de dados. É evidente a relevância deste projeto como forma de contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, pois se evidenciou que as crianças passaram a se reconhecer como possíveis agentes de mudanças na sociedade em que vivem.

Biografia do Autor

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

Michele Morais Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Mestre em Economia Doméstica; Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

Paula Angélica Palmeira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Marlon Corrêa Pereira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Doutor em Microbiologia; Professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Silva, F. D., Oliveira, M. M., Palmeira, P. A., & Pereira, M. C. (2014). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE LIXO: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Extensão Em Foco, (10). https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29821

Edição

Seção

Artigo Original