EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: A REFLEXÃO-AÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS

Autores

  • Vera Lúcia Xavier Pinto UFRN
  • Lara Lima
  • Rachel Tellechea Inda
  • Michelle Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ingrid Wilza Leal Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29527

Palavras-chave:

promoção da alimentação saudável nas escolas, pensamento reflexivo, educação alimentar e nutricional, educação permanente

Resumo

A escola é um espaço privilegiado para se trabalhar o conceito de alimentação saudável. Com a finalidade de contribuir para a realização de práticas pedagógicas relacionadas à temática “Alimentação e Nutrição” em uma comunidade pesqueira, foi ofertado aos professores da localidade o curso “Formação do Formador em Educação Nutricional”. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a importância do curso como promotor do pensamento reflexivo e desencadeador de mudanças nas ações dos educadores participantes. A coleta de material se deu por meio da observação e dos registros dos escritos e enunciações elaborados pelos participantes. Foi realizada a análise de conteúdo e duas categorias emergiram: reflexão-ação na alimentação e reflexão-ação na prática pedagógica. Os resultados mostraram que a realização desse curso proporcionou aos professores a aquisição de novos conhecimentos em relação à alimentação saudável, propiciando alterações em suas vidas pessoal e profissional. Foi concluído que: 1) esses novos conhecimentos alimentaram, nos professores, o desejo de realizar mudanças na vida pessoal e de incluir em suas práticas pedagógicas o conceito de alimentação saudável; 2) o trabalho de formação permanente é importante e deve estender-se a toda comunidade escolar e à família para um apoio ao trabalho do professor; 3) a reflexão-ação é uma via importante para a formação de professores para o trabalho com a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas (PASE).

 

Biografia do Autor

Vera Lúcia Xavier Pinto, UFRN

Nutricionista, mestre em Ciências Sociais e doutora em Educaçao. Professora adjunta da UFRN, lotada no Dpto de Nutrição. Área que atua: educação alimentar e nutricional e pesquisa qualitativa em Nutrição. Área de educaçao que atua: educação para a Justiça Social. Professora do Departamento de Nutrição – UFRN. Rua Gal Gustavo de Farias, Natal-RN, Brasil. CEP: 59012-570.

Lara Lima

Pós graduanda em Nutrição Clínica (Universidade Estácio de Sá). Professora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Nutricionista Gerente de Unidade em GRSA.

Rachel Tellechea Inda

Licenciada em Letras –UFRN. Pedagoga Waldorf - Federação das Escolas Waldorf do Brasil –SP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Ecologia Onírica - Instituto de Educação- FURG. Fundadora do Espaço Oniricum- Assessoria em Desenvolvimento de Potencialidades.

Michelle Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN), onde também titulou-se como mestre. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Antropologia da Nutrição na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, onde também é coordenadora do G.U.L.A. (Grupo Universalidades, Literatura e Alimentação), vinculado ao Núcleo PENSO (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva). Rua Gal. Gustavo de Farias, Natal-RN, Brasil. CEP: 59012-570.

Ingrid Wilza Leal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista. Professora do Departamento de Nutrição/CCS/UFRN. Doutoranda do Programa de pós graduação em administração - PPgA / UFRN. Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão Públicas.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Pinto, V. L. X., Lima, L., Inda, R. T., Medeiros, M., & Bezerra, I. W. L. (2014). EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: A REFLEXÃO-AÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS. Extensão Em Foco, (10). https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29527

Edição

Seção

Artigo Original