EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: A REFLEXÃO-AÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29527Palavras-chave:
promoção da alimentação saudável nas escolas, pensamento reflexivo, educação alimentar e nutricional, educação permanenteResumo
A escola é um espaço privilegiado para se trabalhar o conceito de alimentação saudável. Com a finalidade de contribuir para a realização de práticas pedagógicas relacionadas à temática “Alimentação e Nutrição” em uma comunidade pesqueira, foi ofertado aos professores da localidade o curso “Formação do Formador em Educação Nutricional”. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a importância do curso como promotor do pensamento reflexivo e desencadeador de mudanças nas ações dos educadores participantes. A coleta de material se deu por meio da observação e dos registros dos escritos e enunciações elaborados pelos participantes. Foi realizada a análise de conteúdo e duas categorias emergiram: reflexão-ação na alimentação e reflexão-ação na prática pedagógica. Os resultados mostraram que a realização desse curso proporcionou aos professores a aquisição de novos conhecimentos em relação à alimentação saudável, propiciando alterações em suas vidas pessoal e profissional. Foi concluído que: 1) esses novos conhecimentos alimentaram, nos professores, o desejo de realizar mudanças na vida pessoal e de incluir em suas práticas pedagógicas o conceito de alimentação saudável; 2) o trabalho de formação permanente é importante e deve estender-se a toda comunidade escolar e à família para um apoio ao trabalho do professor; 3) a reflexão-ação é uma via importante para a formação de professores para o trabalho com a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas (PASE).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional