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O PSICÓLOGO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFERÊNCIA PARA UMA INTERVENÇÃO PREVENTIVA

Izabella Mendes Sant’Ana, Antonio Euzébios Filho, Raquel Souza Lobo Guzzo

Resumo


Este trabalho visa a apresentar uma experiência do serviço de psicologia presente em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campinas. A atuação envolveu a discussão de casos envolvendo crianças em situação de risco psicossocial, a ação em conjunto com órgãos públicos de proteção a crianças e suas famílias, conversas com alunos indicados pelos professores no conselho de classe, a participação nas reuniões de trabalho docente, dentre outras atividades. Conclui-se que a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada para o contexto educativo-comunitário, tendo em vista a criação de espaços coletivos de discussão sobre os problemas da escola e da comunidade e a promoção da autonomia e da emancipação dos indivíduos.

Palavras-chave


prevenção; psicologia escolar; contextos educativos e comunitários; emancipação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i5.24964