O PSICÓLOGO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFERÊNCIA PARA UMA INTERVENÇÃO PREVENTIVA

Autores

  • Izabella Mendes Sant’Ana Universidade Federal de São João del Rei-MG
  • Antonio Euzébios Filho PUC-Campinas
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24964

Palavras-chave:

prevenção, psicologia escolar, contextos educativos e comunitários, emancipação

Resumo

Este trabalho visa a apresentar uma experiência do serviço de psicologia presente em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campinas. A atuação envolveu a discussão de casos envolvendo crianças em situação de risco psicossocial, a ação em conjunto com órgãos públicos de proteção a crianças e suas famílias, conversas com alunos indicados pelos professores no conselho de classe, a participação nas reuniões de trabalho docente, dentre outras atividades. Conclui-se que a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada para o contexto educativo-comunitário, tendo em vista a criação de espaços coletivos de discussão sobre os problemas da escola e da comunidade e a promoção da autonomia e da emancipação dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabella Mendes Sant’Ana, Universidade Federal de São João del Rei-MG

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei-MG.

Antonio Euzébios Filho, PUC-Campinas

Psicólogo, Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas.

Raquel Souza Lobo Guzzo, PUC-Campinas

Professora titular da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas.

Downloads

Como Citar

Sant’Ana, I. M., Filho, A. E., & Guzzo, R. S. L. (2010). O PSICÓLOGO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFERÊNCIA PARA UMA INTERVENÇÃO PREVENTIVA. Extensão Em Foco, (5). https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24964

Edição

Seção

Artigo Original