A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DA POLITIZAÇÃO DE ADOLESCENTES DE BAIRROS PERIFÉRICOS: O CASO DA OFICINA DE CULTURA POLÍTICA EM PROJETO DA UFJF
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24961Palavras-chave:
comunicação, política, extensãoResumo
O artigo apresenta os resultados da oficina de Cultura Política desenvolvida no âmbito do projeto de extensão e pesquisa Comunicação para a cidadania, financiado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela Fapemig e pelo Ministério da Cultura. Nesta oficina, ministrada em 2008 e 2009 a jovens de escolas públicas provenientes de bairros periféricos de Juiz de Fora (MG), buscou-se verificar quais eram os valores políticos dos adolescentes e o quanto dessas visões decorria das informações recebidas por eles da mídia (pressupondo-se que os valores hegemônicos seriam majoritários na circulação midiática e, portanto, estariam presentes nas opiniões). Paralelamente, pretendia-se efetivar com eles discussões temáticas específicas, relacionadas à política, a partir de valores contra-hegemônicos, de modo a levá-los à reflexão crítica e, se possível, à ação efetiva.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional