DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Luan Carpes Barros Cassal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Patrícia Zucco Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24938

Palavras-chave:

experiência de extensão, diversidade sexual, gênero, orientação sexual, escola

Resumo

Este artigo apresenta a análise dos relatos de professores da rede pública e privada de educação da região metropolitana do Rio de Janeiro sobre diversidade sexual e gênero na escola, a partir da experiência do projeto de extensão “Diversidade sexual na escola”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, a observação das ações de extensão, no transcorrer de abril de 2007 a abril de 2008. Os dados foram registrados em diário de campo e codificados a partir da análise temática. Os núcleos de sentido identificados abarcam duas discussões: gênero, tendo como significado predominante a essencialização do feminino e do masculino; e a representação do homossexual, contemplando as características simbólicas do homossexual e sua essencialização. Conclui-se que a escola produz discursos sobre a sexualidade sob a chancela do interdito e da norma, a partir do padrão heterossexual. A partir desse entendimento, os professores esperam dos alunos comportamentos sociais e sexuais adequados ao sexo biológico. Experiências que fujam dessa compreensão são denominadas “inadequadas” ou, ainda, “desviantes”, como a bissexualidade e a travestilidade, não sendo, portanto, consideradas na realidade escolar. Nesse sentido, políticas públicas de formação inicial e continuada para a educação podem colaborar na construção e promoção de relações sociais mais igualitárias entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Luan Carpes Barros Cassal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente de Coordenação
do Projeto Diversidade Sexual na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: luancassal@yahoo.com.br

Luciana Patrícia Zucco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Extensão Diversidade Sexual e Identidades de Gênero na Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rua Bartolomeu Portela, 36, n. 202, Bairro Botafogo. Rio de Janeiro. CEP: 22.290-190.

E-mail: lpzucco@uol.com.br

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Como Citar

Cassal, L. C. B., & Zucco, L. P. (2010). DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO RIO DE JANEIRO. Extensão Em Foco, (5). https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24938

Edição

Seção

Dossiê - Educação