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Programa para a Formação da Cidadania Infanto-Juvenil: um Caminho para a Autonomia Infantil

Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira, Maria de Lourdes Alves Zanatta, Lívia Lima, Maiti Mattoso Fontana, Rodrigo Fuck Giostri, Simone Cristine Davel

Resumo


Este artigo apresenta o Programa de Formação da Cidadania Infanto-juvenil que resultou na publicação deum livro para crianças e adolescentes chamado CADERNO DE CIDADANIA. Seu objetivo principal é ofortalecimento da cidadania infanto-juvenil na perspectiva da autonomia e da emancipação da criança nasociedade brasileira, que vem sofrendo um absoluto descaso desde a gênese da própria sociedade brasileira.Para concretizar este objetivo o Caderno foi construído de forma participativa, unificando três projetos, o"Projeto Cidadania e Meio Ambiente na Escola: A Cartilha do Cidadão Mirim", "Direitos Humanos no BancoEscolar" e "Ação Cidadã: Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente numa comunidade". O caderno,de maneira lúdica e interativa, integra as habilidades e competências que contribuem para a formação decidadãos conscientes e ativos na defesa e proteção de seus direitos fundamentais e do patrimônio ambiental,fazendo da escola não apenas espaço de apreensão de informações técnico-formais, e sim de formação einstrumentalização para a cidadania. O Caderno de Cidadania trabalha na perspectiva de ser um material deconteúdo transversal que poderá ser utilizado pelos professores de todas as disciplinas, bem como porfacilitadores autônomos. O objetivo desse projeto é despertar a consciência crítica e estimular a autonomia,que significa mudança na organização da desigualdade social que afeta as crianças brasileiras.

Palavras-chave


Cidadania; direitos; infância e juventude

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i2.24724