Análise comparativa do processo de transferência de terras públicas para o domínio privado no Brasil e EUA: uma abordagem institucionalista
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v32i1.6825Palavras-chave:
política de terras, estrutura fundiária, desenvolvimento agrícola, economia institucional, Land policy, land property structure, agriculture development, institutional economicsResumo
O artigo discute o papel das instituições - legislações sobre a terra e da forma do Estado Nacional - na transformação do domínio público das terras em propriedade privada no Brasil e nos EUA. Ele mostra os diferentes percursos, objetivos e instrumentos utilizados para este propósito pelos dois países, assim como seus resultados em termos de estrutura fundiária na agricultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.