As controvérsias no marxismo sobre a compreensão dos atributos e funções do dinheiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i69.67890Palavras-chave:
Atributos e funções do dinheiro, Dinheiro, Programa de pesquisa marxistaResumo
O programa de pesquisa marxista fornece importantes instrumentos para compreender a complexidade das relações conformadas no dinheiro. O dinheiro é dotado dos atributos medida dos valores e meio de circulação, que o caracterizam e determinam o dinheiro. Por sua vez, ele desempenha funções: meio de entesouramento, meio de pagamento e dinheiro mundial. Atributo e função, desse modo, estão em níveis analíticos distintos. O dinheiro é, assim, a forma independente do valor que possui atributos e desempenha funções. Para entender como essas relações se dão, se faz necessário localizar as aproximações e divergências conceituais dos argumentos dos diversos autores marxistas. O procedimento aqui utilizado não apenas apontou o que fala cada um dos autores, porém “os coloca para dialogar”. O texto expõe as posições mais significativas sobre questões elementares do dinheiro dentro do marxismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

