Especialização e vantagens competitivas do estado de Mato Grosso no mercado internacional: um estudo de indicadores de comércio exterior no período 1996-2007
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i3.16707Palavras-chave:
Competitividade, vantagem comparativa relevada, inserção externaResumo
Identifi cam-se os grupos de produtos do Estado de Mato Grosso que
exibem vantagens competitivas no comércio exterior durante o período 1996-2007.
Para tanto, estimam-se indicadores de comércio exterior, tais como Vantagens
Comparativas Reveladas, Índice de Contribuição ao Saldo da Balança Comercial e
Taxa de Cobertura. Além disso, identifi cam-se pontos fortes e pontos fracos dessecomércio. Os resultados apontam que o Estado possui vantagens competitivas
em diversos produtos e é dependente da importação de outros. Esses caracteres
moldam uma economia primário-exportadora, competitiva e com inserção externa
bem-defi nida.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.