Determinantes do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80612

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Aprendizagem, Infraestrutura escolar.

Resumo

A educação é um dos pilares fundamentais nas estratégias de promoção de prosperidade socioeconômica. O objetivo do artigo é analisar, a partir dos microdados do Saeb, a influência das características do aluno e seu background familiar (nível 1) e da infraestrutura escolar (nível 2) para o desempenho obtido nos exames de proficiência de Português e Matemática aplicados para estudantes do 5º e do 9º anos das escolas públicas brasileiras entre 2007 e 2015. Os resultados dos modelos hierárquicos estimados indicam que níveis mais elevados de aprendizado estão associados à oferta de infraestrutura escolar adequada. A análise evidencia a relevância do planejamento educacional de médio e longo prazos, pois as características escolares estão sujeitas à intervenção de políticas públicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ramalho do Valle Gonçalves, CVM - Comissão de Valores Mobiliários

Doutora em Economia (PPGCE/UERJ).

Ana Carolina da Cruz Lima, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Economia (CEDEPLAR/UFMG).

Mestre em Economia (PIMES/UFPE).

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Gonçalves, A. C. R. do V., & Lima, A. C. da C. (2023). Determinantes do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Revista De Economia, 43(82), 830–864. https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80612

Edição

Seção

Artigos