Determinantes do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80612Palavras-chave:
Desempenho escolar, Aprendizagem, Infraestrutura escolar.Resumo
A educação é um dos pilares fundamentais nas estratégias de promoção de prosperidade socioeconômica. O objetivo do artigo é analisar, a partir dos microdados do Saeb, a influência das características do aluno e seu background familiar (nível 1) e da infraestrutura escolar (nível 2) para o desempenho obtido nos exames de proficiência de Português e Matemática aplicados para estudantes do 5º e do 9º anos das escolas públicas brasileiras entre 2007 e 2015. Os resultados dos modelos hierárquicos estimados indicam que níveis mais elevados de aprendizado estão associados à oferta de infraestrutura escolar adequada. A análise evidencia a relevância do planejamento educacional de médio e longo prazos, pois as características escolares estão sujeitas à intervenção de políticas públicas.
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