ATIVIDADES SEQUENCIAIS PARA APRENDIZAGEM INICIAL DA ESCRITA DECONTO PARA O 3º, 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v17i1.95776

Resumo

Neste texto, apresenta-se as percepções de 69 crianças participantes de um estudo sobre ensino de produção de texto literário, em especial a respeito de oito atividades de uma sequência didática -que possui 19 atividades -desenhada para aprendizagem inicial da criação de conto de aventura. São elas: produção da 1ª versão e leitura do material de apoio de conto de aventura; leitura da 1ª versão com apontamentos no texto do colega; leitura de Moana: um mar de aventura; leitura de literatura infantil; leitura, audição de texto e revisão da 1ª versão. A sequência foi aplicadapor professoras de turmas do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do litoral do Paranánoano de 2019. Entretanto, no final do ano letivo, os participantes responderam individualmente um questionário. A análise das respostas do questionário seguiu Bardin. Das 69 participantes, 65 afirmaram que o texto delas é um conto de aventura, sendo “Ler o filme da Moana” e “Dia do Autor” as atividades da sequência didática mais votadas e os motivos mais citados foram “gostar de escrever” e “contribuiu com a escrita do conto”. Infere-se que atividades auxiliaram os participantes na aprendizagem inicial da criação literária deconto deaventura.

Biografia do Autor

Rosangela Valachinski Gandin, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Pedagona na Universidade Federal do Paraná.

Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura

Membro do Grupo de Pesquisa PROLELI -  – Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário

Veronica Branco, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora aposentada da UFPR; Atua como professora dos Programas de Pós-graduação em Educação, na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Programa de Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional do Setor de Educação da UFPR

Renata Junqueira de Sousa, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)’, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora aposentada da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária

Referências

BAKHTIN, Mikhail M., 2010. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, Ana C. P. e SPINILLO, Alina G. Produção e compreensão de textos em uma perspectiva de desenvolvimento. In: Estudos de Psicologia, v. 6, n. 1, p. 51 – 62, 2001. D.O.I. 10.1590/S1413-294X2001000100006.

BRASIL. Conselho Nacional de educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficinal da União, Brasília, de 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 - 44.Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2018.

CALKINS, Lucy M. A Arte de Ensinar a Escrever: o Desenvolvimento do Discurso Escrito. Porto Alegre: Artmed, 1989.

COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária. 2ª ed, Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CUNHA, Maria A. A. Literatura infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

XXXXXXXXxxx. XXXXXXXXx. In: Educação em Revista, Marília, XXXXXXX

XXXXXXXXXX. xxxxxxxxxx Tese (Doutorado em Educação) - XXXXXXXX

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 15 – 178.

______ Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 14ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

MESQUITA, Samira N. de. O enredo. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MOANA: um mar de aventuras (2016). Direção: Ron Clements e John Musker. Burbank, Califórnia: Walt Disney Animation Studios. Dist. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016, 1 filme (113 min), sonoro, dublado, color.

MOISEIS, Massaud. A criação literária. 21ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1964, p. 1-61.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre, Artmed, 1998.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas das narrativas. 4ª ed, 3ª reimpressão. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

______ A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______ Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Gandin, R. V., Branco, V., & de Sousa, R. J. (2024). ATIVIDADES SEQUENCIAIS PARA APRENDIZAGEM INICIAL DA ESCRITA DECONTO PARA O 3º, 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Divers@!, 17(1), 158–177. https://doi.org/10.5380/diver.v17i1.95776

Edição

Seção

Artigos