VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA NATUREZA EM UM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.89581

Resumo

Em decorrência da crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), lugares de convivência coletiva como parques e áreas verdes ficaram temporariamente proibidos de serem frequentados, fazendo com que a relação com a natureza se tornasse mais restrita. Diante desse contexto, o estudo teve por objetivo investigar as experiências das crianças na natureza durante a pandemia. Para essa investigação, de cunho qualitativo, foi elaborado um formulário eletrônico, o qual foi divulgado em diferentes mídias sociais. Essa primeira fase da pesquisa teve o intuito de compreender como estavam sendo as experiências das crianças na natureza. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com os participantes interessados em dar continuidade a pesquisa, com o intuito de investigar a mudança de hábitos e costumes cotidianos das crianças no período de flexibilização. Os resultados das duas fases da pesquisa revelaram que a falta de contato com a natureza se agravou com a pandemia, indicando mudanças comportamentais e de hábitos na rotina e vida das crianças.

Biografia do Autor

Claudia de Paula Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Graduanda na modalidade bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Helen Abdom Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR (2020). Graduada em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará – UEPa (2014).

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015).

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Publicado

16-08-2023

Como Citar

Santos, C. de P., Gomes, H. A., & Iared, V. G. (2023). VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA NATUREZA EM UM PERÍODO PANDÊMICO. Divers@!, 16(1), 184–206. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.89581

Edição

Seção

Artigos