O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS(AS) EGRESSOS(AS) DAS LICENCIATURAS DA UFPR LITORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.89469

Resumo

A política de expansão das universidades públicas brasileiras, da década de 2000, possibilitou a criação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de um campus com licenciaturas com projetos pedagógicos inovadores. Apresentam-se essas licenciaturas e como seus(uas) egressos(as) têm atuado em suas práticas docentes, bem como seus desenvolvimentos profissionais frente as demandas da educação atual. Foram usados dados de 128 respondentes, 23,7% do total de formados(as) dessas licenciaturas, coletados através de um questionário on-line aplicado aos concluintes até o ano de 2019. Descrevem-se os resultados sobre gênero, a pertença étnico-racial, a situação conjugal, a escolaridade dos pais dos licenciados, como aconteceu e de que tipo foi a continuidade dos estudos, formação pregressa, atividades extracurriculares desenvolvidas durante a licenciatura, auxílios que receberam durante sua licenciatura, a situação de desemprego para alguns, motivos da escolha da licenciatura e que tipos de práticas docentes são realizadas nas salas de aula. Os resultados indicam a incorporação das práticas advindas das formações iniciais e mostram a efetividade do currículo sobre as práticas docentes nas escolas. Essas licenciaturas têm formado profissionais que intencionam romper as racionalidades técnicas das escolas e inovar em práticas e relacionamentos com seus pares.

Biografia do Autor

Letícia Lopes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Litoral, Paraná

Estudante do curso de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.

Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Litoral, Paraná.

Docente na Universidade Federal do Paraná no curso de Licenciatura em Ciências e orienta e direciona pesquisa com estudantes em três programas de pós-graduação da UFPR: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais no Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais, polo UFPR (MPROCIAMB); Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS); e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM).

Adriana Lucinda de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Litoral, Paraná.

Docente na Universidade Federal do Paraná do curso de graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Elsi do Rocio Cardoso Alano, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Litoral, Paraná.

Docente na Universidade Federal do Paraná no curso de Gestão e Empreendedorismo está a frente de Programas de Pesquisas na Universidade.

Estephany Cristina da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Litoral, Paraná.

Egressa do Curso de Licenciatura em Ciência na Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

16-08-2023

Como Citar

Lopes, L., Joucoski, E., de Oliveira, A. L., Alano, E. do R. C., & da Silva, E. C. (2023). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS(AS) EGRESSOS(AS) DAS LICENCIATURAS DA UFPR LITORAL. Divers@!, 16(1), 27–51. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.89469

Edição

Seção

Artigos