Open Journal Systems

A REVITALIZAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS EM UM AMBIENTE PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Vilmar da Silva Nascimento, EDUARDO GOMES DA SILVA, VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO

Resumo


A horta escolar é uma ferramenta utilizada como prática pedagógica em diversos locais, principalmente como estratégia didática para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este tipo de trabalho promove um importante espaço de aprendizagem e abordagem interdisciplinar. O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com a revitalização da horta escolar, com o uso de plantas medicinais, descrevendo os resultados desta pesquisa em formato de cordéis, como forma de consolidação das aprendizagens integradas e interdisciplinares. O estudo foi realizado na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, sob Gerência da Regional de Educação Recife Sul (GRE-Recife Sul), Pernambuco. Os conteúdos foram trabalhados com base nas metodologias da sociointeracionista de Lev Vygotsky, que demonstra a importância do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem, na qual a criança sozinha não irá aprender, pois precisará se envolver entre diversos sujeitos. Também foi abordada a metodologia de Paulo Freire, que preconiza o diálogo e a contextualização para uma aprendizagem significativa. As práticas pedagógicas foram reconhecidas e selecionadas a partir das necessidades básicas das turmas, como forma de alavancar as habilidades cognitivas entre os estudantes. O método de ensino estimulou a busca pelo uso das plantas medicinais na comunidade e no ambiente educativo, mostrando que o conhecimento popular pode ser correlacionado durante as exposições e práticas, facilitando a assimilação de informações ligadas ao tema do trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


BADKE, M. R. Conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais e o cuidado de enfermagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2008.

BADKE, M. R.; BUDÓ, M. D. L. D.; DA SILVA, F. M.; RESSEL, L. B. Plantas medicinais: o saber sustentado na prática do cotidiano popular. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de janeiro, v. 15, n. 1, p. 132-139, 2011.

FERRARI, M. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2019.

FERREIRA, M. E. A. Plantas medicinais utilizadas em rituais de religiões de matriz Afro-brasileira: estudo de caso umbanda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Biológicas). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, 2017.

FERREIRA, R. A.; SILVA, A. A.; PIMENTA, A. C. Sequência didática no ensino-aprendizagem de área e perímetro de figuras geométricas planas. In: Semana de Licenciatura, 15., 2018, Jataí. Anais.... Goiás: IFG, 2018. p. 333-342.

LIMA, G. B.; NUNES, L. C. C.; BARROS, J. A. C. Uso de medicamentos armazenados em domicílio em uma população atendida pelo Programa Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Teresina, v. 15, p. 3517-3522, 2010.

MENESES, U. T. A literatura de cordel como patrimônio cultural. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, p. 225-244, 2019.

OHLY, H.; GENTRY, S.; WIGGLESWORTH, R.; BETHEL, A.; LOVELL, R.; GARSIDE, R. Uma revisão sistemática dos impactos na saúde e bem-estar da jardinagem escolar: síntese de evidências quantitativas e qualitativas. BMC Public Health, v. 16, n. 1, p. 286, 2016.

SANTOS, T. M. M.; DE ANDRADE, L. O.; MEDEIROS, D. S. Princípios da agroecologia versados em cordel: estratégia viável e eficiente. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2013.

SEGAT, E.; DIEFENTHAELER, H. S. Uso de medicamentos antidepressivos por professores de escolas de diferentes redes de ensino em um município do norte do Rio Grande do Sul. Perspectiva, v. 37, n. 137, p. 45-54, 2013.

SILVA, E. G.; SANTANA, O. A. CAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL. Divers@!, v. 13, n. 2, p. 240-253, 2021.

SILVA, M. G. A literatura de cordel no ensino de biologia no contexto do ensino médio. 2018. Dissertação (pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2018.

TAVARES, S. A.; BARBOSA, M. C. S.; CAMPOS, C. A. C.; LUCENA, A. G. Plantas medicinais. Brasília, DF: EMATER-DF, 2015.

THEISEN, G. R.; BORGES, G. M.; VIEIRA, M. F.; KONFLANZ, T. L.; NEIS, F. A.; SIQUEIRA, A. B. Implantação de uma horta medicinal e condimentar para uso da comunidade escolar. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, RS, v. 19, n. 1, p. 167-171, 2015.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v16i1.87144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.