A REVITALIZAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS EM UM AMBIENTE PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.87144

Resumo

A horta escolar é uma ferramenta utilizada como prática pedagógica em diversos locais, principalmente como estratégia didática para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este tipo de trabalho promove um importante espaço de aprendizagem e abordagem interdisciplinar. O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com a revitalização da horta escolar, com o uso de plantas medicinais, descrevendo os resultados desta pesquisa em formato de cordéis, como forma de consolidação das aprendizagens integradas e interdisciplinares. O estudo foi realizado na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, sob Gerência da Regional de Educação Recife Sul (GRE-Recife Sul), Pernambuco. Os conteúdos foram trabalhados com base nas metodologias da sociointeracionista de Lev Vygotsky, que demonstra a importância do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem, na qual a criança sozinha não irá aprender, pois precisará se envolver entre diversos sujeitos. Também foi abordada a metodologia de Paulo Freire, que preconiza o diálogo e a contextualização para uma aprendizagem significativa. As práticas pedagógicas foram reconhecidas e selecionadas a partir das necessidades básicas das turmas, como forma de alavancar as habilidades cognitivas entre os estudantes. O método de ensino estimulou a busca pelo uso das plantas medicinais na comunidade e no ambiente educativo, mostrando que o conhecimento popular pode ser correlacionado durante as exposições e práticas, facilitando a assimilação de informações ligadas ao tema do trabalho.

Biografia do Autor

Vilmar da Silva Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Ambientais em Rede Nacional pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE(2018-2019).Possui Pós Graduação (Lato sensu) em Microbiologia Aplicada pela Universidade Rural de Pernambuco-UFRPE(2003-2004), Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda-FUNESO (1999-2002). Professor Concursado Estatutário da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. Exerceu cargo de Gestor Adjunto na escola mencionada.PORTARIA SE Nº 2962 DE 11 DE ABRIL DE 2013. Tem experiência em docência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral ,bem como no componente curricular CIÊNCIAS DA NATUREZA dos Anos finais do ensino fundamental.(6° AO 9° ANO). Técnico em enfermagem em uma unidade de saúde mental (CAPS AD ). Ocupa a vaga de 1º Suplente do Conselho Gestor da Unidade de Saúde CAPS AD Eulâmpio Cordeiro- BIÊNIO 2019 A 2021.EDIÇÃO nº 142-05.12.2019 DIÁRIO OFICIAL DO RECIFE. Monitor Voluntario do Museu Espaço Ciência (Período Julho de 2019).Participou da REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES (RNC-INEP),modalidade a Distância com carga horária de 30 horas no período de 19 de Setembro a 18 de Outubro de 2019.

EDUARDO GOMES DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2014). Pós-graduação (Lato Sensu) pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL (2015). Atualmente é professor - EREM Justa Barbosa de Sales. Tem experiência na área de ensino da Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Mestre no programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019).

VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM); mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorado em Fitopatologia pela UFRPE; e Pós-doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE (PNPD/CAPES). Atualmente, faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-PROFCIAMB/UFPE e é colaboradora do Mestrado do PRODEMA/UFPE. É coordenadora dos tutores do PROFCIAMB da Associada UFPE no Curso EaD: Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas, fruto de uma parceria do PROFCIAMB com a Agência Nacional de Águas (ANA). E Consultora do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB por contrato via Fundação de Apoio à Física e à Química - FAFQTem experiência nas áreas de Agronomia, Fitopatologia (Fitobacteriologia e Micologia), Produção Integrada de Frutas, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Certificação e Qualidade ambiental, Produtos Educacionais.

PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2011). Mestre pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB - UFPE - 2013) e Doutor em Ciências Biológicas pelo PPGCB-UFPE (2016) com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal (2014) e atualmente é Professor Adjunto do departamento de Biofísica e Radiobiologia do Centro de Biociências da UFPE, professor permanente dos Programas de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - CAPES 4) e Ciencias Biológicas (PPGCB - CAPES 5), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Gestão 2019 - 2023) e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS/INEP/MEC). Tem experiência em Biofotônica (microscopias de fluorescência e citometria de fluxo) e Nanobiotecnologia. Atua na área de síntese e caracterização de nanocristais fluorescentes de semicondutores - Quantum Dots, além de conjugá-los a moléculas biológicas, como anticorpos e lectinas (anti-A, anti-B, anti-H, Lectina ligadora de manose (MBL), Concanavalina-A, Transferrina, Crammoll e Ácido Fólico) para aplicação como marcadores celulares. Tem atuado também na linha de pesquisa com inativação fotodinâmica antimicrobiana.

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Publicado

16-08-2023

Como Citar

Nascimento, V. da S., DA SILVA, E. G., DE OLIVEIRA COSTA, V. S., & CABRAL FILHO, P. E. (2023). A REVITALIZAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS EM UM AMBIENTE PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Divers@!, 16(1), 05–26. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.87144

Edição

Seção

Artigos