PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86938

Resumo

A educação ambiental é um dos caminhos necessários para promover o desenvolvimento sustentável do planeta. Desse modo, a educação escolar tem a função de conscientizar os estudantes a zelar pelo meio ambiente e se tornarem profissionais comprometidos com sua função na sociedade. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio fazendo um paralelo com a aprendizagem dos alunos do curso no que se refere ao meio ambiente. A pesquisa qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados a análise documental e o questionário semiestruturado via Google Forms. Os dados foram analisados a partir da interpretação de conteúdos e análise da temática. Evidenciou-se que o PPC apresenta um itinerário formativo com vista à educação ambiental dos futuros Técnicos em Agropecuária e o desenvolvimento sustentável por intermédio do trabalho interdisciplinar.

Biografia do Autor

MARIA APARECIDA COSTA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA(UNIR)

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Supervisora Pedagógica no Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste/ RO. Graduada em pedagogia. Residente em Vilhena/RO. Endereço Eletrônico: maria.oliveira@ifro.edu.br orcid: https://orcid.org/0000-0002-5066-9218 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4271489698352006

ARMELINDA BORGES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA(UNIR)

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Ji-Paraná, Rondônia. Graduada em pedagogia. Residente em Ji-Paraná/RO. Endereço Eletrônico: armelindabs@gmail.com orcid: https://orcid.org/0000-0002-8788-6187 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0601967713702986 

GISELY STORK DO NASCIMENTO SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA(UNIR)

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professora no Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste/ RO. Graduada em Letras. Residente em Colorado do Oeste/RO. Endereço Eletrônico: gisely.storch@ifro.edu.br

JULIANA FARIA ALVARO, Universidade Federal de Rondônia(Unir)

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia (Universidade Norte do Paraná - UNOPAR); docente na Rede Municipal de Educação de Ji-Paraná-RO (SEMED). Residente em Ji-Paraná/RO. Endereço Eletrônico:jfaria.alvaro@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7690-8205 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3392790437623895

FÁBIO SANTOS DE ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA(UNIR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf); Porto-Velho. Residente em Vilhena/RO. Endereço Eletrônico: orcid: https://orcid.org/0000-0002-5658-4485 latte: http://lattes.cnpq.br/5697273914732427 Endereço Eletrônico fabioandrade@unir.br

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Publicado

16-08-2023

Como Citar

COSTA OLIVEIRA, M. A., BORGES DA SILVA, A., STORK DO NASCIMENTO SANTOS, G., FARIA ALVARO, J., & SANTOS DE ANDRADE, F. (2023). PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA AMAZÔNIA LEGAL. Divers@!, 16(1), 132–150. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86938

Edição

Seção

Artigos