INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS PRODUTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86268

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os produtos universitários produzidos pelas instituições de educação superior instaladas e em funcionamento no estado de Alagoas. Em decorrência desse objetivo, foram entrevistados 18 (dezoito) sujeitos das instituições de educação superior, do ambiente produtivo-empresarial e do ambiente político-governamental por meio de um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram estudadas segundo a luz da análise de conteúdo utilizando os recursos do software N-VIVO 12 Pró. Os resultados apontam os produtos de educação, pesquisa contratada, trabalho especializado, difusão tecnológica, novo conhecimento, novos produtos e negócios e produtos culturais identificados nas instituições de educação superior no estado de Alagoas e reconhecidos, em maior ou menor proporção, pelo ambiente empresarial e governamental coadunando com a literatura internacional. Um novo produto emergiu na pesquisa, o qual foi denominado de produto social. Produto social é a capacidade das instituições de educação superior contribuir em suas diferentes áreas de atuação e, além delas, para o desenvolvimento de valores e comportamentos, com ações que promovam o bem-estar social.

Biografia do Autor

Augusto Ferreira Ramos Filho, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Líder do grupo de Pesquisa em Gênero e Comportamento (GEPGEC- UNEAL). E-mail: augusto.filho@uneal.edu.br

Referências

ANDRADE, A. P. J.; FACÓ, J. F. B. Difusão da inovação em serviços bancários: o impacto de startups de serviços diffusion of innovation in banking services: the impact of startups of services. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, p. 941, 2018.

ANTUNES, J.; NASCIMENTO, V.; QUEIROZ, Z. Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 35, n. 1, p. 260-278, 2018.

AROCENA, R. De los principios de la reforma de córdoba a la universidad para el desarrollo de américa latina en el siglo XXI. Inegración y Conocimento, v.1, n. 8, p.55-67, 2018.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade. Estudos Avançados. São Paulo. v. 90, n. 90, p. 75-80, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: LDA, 1977.

BASTOS FILHO, J. B. Sobre os paradigmas de Kuhn, o problema da incomensurabilidade e o confronto com Popper. ActaScientiarum, v. 22, n. 5, p. 1297-1309, 2000.

BENNEWORTH, P.; YOUNG, M.; NORMANN, R. Between Rigour and Regional Relevance? Conceptualising Tensions in University Engagement for SocioEconomic Development. Higher Education Policy, v.30, p.443-463, 2017.

BENNEWORTH, P.; FITJAR, R. D. Contextualizing the role of universities to regional development: introduction to the special issue. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 331-338, 2019.

BERNARD, H. R. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanha: AltaMira Press, 2005.

BEZERRA, C. A.; AZEVEDO, M. F. Rumo à consolidação das dimensões da inovatividade e seu impacto no desempenho inovador. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1, jul. 2015.

BERGLUND, D. R.; CLARKE, M. K. Using research and development to grow state economies. Washington: National Governors' Association, 2000.

BIZARRIA, F.; MOREIRA, R.; BARBOSA, F. Valores e Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior. Gestão & Planejamento - G&P, v. 10, 2018.

CALDARELLI, C.; CAMARA, M.; PERDIGÃO, C. Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 44, p. 85-112, jan./jun. 2015.

CAMARGO, M. Cultura patrimonial e a universidade de São Paulo. Revista CPC, n. 3, p. 6-9, 2017.

CAMATTA, D.; LEMOS, A. R.; NARCIZO, R. B.; SILVA, C. E. L.; CARDOSO, R. A atuação dos laboratórios de projetos da Universidade Federal Fluminense na Bacia de Campos e a proposição de um núcleo de inovação tecnológica na região. In: XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Bauru, SP, 2012. Anais... Disponível em: <http://www.klam.com.br/labrisk/arquivos/XIX_SIMPEP_Art_1408.pdf>

CHARLES, D. Universities as key knowledge infrastructures in regional innovation systems. Innovation: the European journal of social science research, v. 19, n. 1, p. 117-130, 2006.

CHIARELLO, I. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista extensão em foco, v.3, n.1, p. 240-257, 2015.

DORNELLES, P.; CARVALHO, C.; CASTRO, A. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista FAEEBA, v. 26, n.50, p.105-117, 2017.

DOUGHERTY, D. Organizando para a Inovação. In: Clegg, S. R., Hardy, C., Nord, W. R. (Org.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004. p. 337-360

ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: The triple helix of university-industry-government relations. Social science information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.

FRANK, D. J.; MEYER, J. W. University expansion and the knowledge society. Theory and society, v. 36, n. 4, p. 287-311, 2007.

GOLDSTEIN, H.; DRUCKER, J. The economic development impacts of universities on regions: Do size and distance matter? Economic Development Quarterly, n. 20, p. 22-43, 2006.

GOLDSTEIN, H.; MAIER, G.; LUGER, M. The university as an instrument for economic and business development: U.S. and European comparisons. In.: DILL, D. D.; SPORN, B. (Org.) Emerging patterns of social demand and university reform: Through a glass darkly. Oxford: Pergamon, 1995, p. 105-133.

GOLDSTEIN, H.; RENAULT, C. Contributions of universities to regional economic development: A quasi-experimental approach. Regional studies, v. 38, n. 7, p. 733-746, 2004.

GONÇALVES, Ó. F; CRUZ, J. F. A. A organização e implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humano. Revista portuguesa de Educação, v. 1, n. 1, p.127-145, 1988.

GOMES, F. R. Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação. O Modelo DEI para os Executivos: Inovação, Estratégia, Difusão de Inovações, Modelo de Inovação, Caso Havaianas, Oceano Azul, Marketing. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2007.

GUERRINI, D.; OLIVEIRA, R. Universidades e desenvolvimento regional: experiências internacionais e o caso das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul. Lajeado: Editora Univates, 2016.

HILL, E.; LENDEL, I. The impact of the reputation of bio-life science and engineering doctoral programs on regional economic development. Economic Development Quarterly, v. 21, p. 223-243, 2007.

HOFF, D. N.; MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157–183, set/dez, 2011.

HOFF, D. N.; PEREIRA, C. A.; DE PAULA, L. G. N. O impacto da universidade pública no desenvolvimento regional sob a luz da literatura internacional. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 22, n. 1, p. 510-527, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo demográgico, 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza.html>

JANCZURA, Rosane. "Risco ou vulnerabilidade social?." Textos & Contextos, v.11, n. 2 p. 301-308, 2012.

KITAGAWA, F. Universities and Regional Advantage: Higher Education and Innovation Policies in English regions. European Planning Studies, v. 12, n. 6, p. 835-852, 2004.

LESTER, R. Universities, innovation, and the competitivenessof local economies: Summary report from the local innovation project. Cambridge: MIT, Industrial Performance Center, 2005.

LENDEL, I. The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, v. 24, n. 3, p. 210-230, 2010.

LENDEL, I.; QIAN, H. Inside the Great Recession: University products and regional economic development. Growth and Change, v. 48, n. 1, p. 153-173, 2017.

LIMA, R. Os estudos culturais e a crise da universidade moderna. Caderno de Estudos Culturais, Campo Grande, v. 1, p. 63-72, 2009.

LOOY, B. LANDONI; P.; CALLAERT, J.; POTTELSBERGHE, B.; SAPSALIS, E.; DEBACKERE, K. Entrepreneurial effectiveness of European universities: An empirical assessment of antecedents and trade-offs. Research Policy, v.40, n. 3, p. 553-564, 2011.

MEDICI, A. C. Hospitais universitários: passado, presente e futuro. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 47, n. 2, p. 149-156, jun. 2001

MOKHTAR, A.; AMBOALA, T.; RICHARDSON, J. Entrepreneurship for Commercialization of University IT Research Outcomes. Advanced Science Letters, v. 24, n. 2, p. 1443-1446, 2018.

MORAES, F. F. Universidade, inovação e impacto socioeconômico. Perspectivas [online], v.14, n.3, p.8-11, 2000.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico In.: SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE COOPERACIÓN PARA EL DESARROLLO Y LA INTEGRACIÓN REGIONAL, 8., 2015, Posadas. Anais... Posadas, 2015.

ORTEGA Y GASSET, J. Missão da universidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

PARABONI, P.; RODRIGUES, L.; SERRANO, R. Avaliação sistêmica do eventual lançamento de novos produtos universitários: uma abordagem baseada no Pensamento Sistêmico. Gestão & Produção, v. 21, p. 853-864, 2014.

POWER, D.; MALMBERG, A. The contribution of universities to innovation and economic development: in what sense a regional problem?. Cambridge journal of regions, economy and society, v. 1, n. 2, p. 233-245, 2008.

PUGH, R.; ELEANOR, H.; SARAH, J.; GIBBONS, A. A step into the unknown: Universities and the governance of regional economic development. European Planning Studies, v. 24, p. 1357-1373, 2016.

RIBEIRO, M.; MOURA LEITE, R.; FRANCO, S. C.; MAX, C. Z. Práticas de Divulgação, Conscientização e Capacitação para a Sustentabilidade uma Proposta para as Universidades Federais Brasileiras. Revista de Administração IMED, v. 8, n. 1, p. 146-168, 2018.

ROBERTS, K. H., GRABOWSKI, M. Organizações, Tecnologia e Estrutura. In.: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004. p. 313-336.

RODRIGUES, C. Universities, the second academic revolution and regional development: a tale (solely) made of “techvalleys”?. European Planning Studies, v. 19, n. 2, p. 179-194, 2011.

ROLIM, C.; SERRA, M. Instituições de Ensino Superior e desenvolvimento regional: O caso da região norte do Paraná. Revista de Economia, v. 35, n. 3, ano 33, p. 87-102, 2009.

SÁ, E.; FERREIRA JUNIOR, R. R.; RITA, L. S.; TONHOLO, J. Sistema regional de inovação: o caso de Alagoas. In: XIV CONGRESO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DE TECNOLÓGICA, 2011, Lima, Peru. Anais... Lima, ALTEC, 2011.

SALAMZADEH, A.; SALAMZADEH, Y.; DARAEI, M. Toward a systematic framework for an entrepreneurial university: a study in Iranian context with an IPOO model. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 31-37, 2011.

STAL, E.; FUJINO, A. The evolution of universities' relations with the business sector in Brazil: What national publications between 1980 and 2012 reveal. Rev. Adm. (São Paulo), v. 51, n. 1, p. 72-86, mar. 2016.

STEFANOVITZ, J. P.; NAGANO, M. S. Gestão da inovação de produto: proposição de um modelo integrado. Production, v. 24, n. 2, p. 462-476, 2014.

STEPHENS, N.; FRYBERG, S. A.; MARKUS, H. R.; JOHNSON, C. S. Unseen disadvantage: how american universities focus on independence undermines the academic performance of first-generation college students. Journal of Personality and Social Psychology, v. 102, n. 6, p. 1178-1197, 2012.

TANCREDI, R. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Paulo: UFSCAR, 2009.

TIDD, J., BESSANT, J., BESSANT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TRIPPL, M.; SINOZIC, T.; LAWTON-SMITH, H. The Role of Universities in Regional Development: Conceptual Models and Policy Institutions in the UK, Sweden and Austria. European Planning Studies p.1-19, 2015.

VIEIRA, C.; BECKHAUSER, S.; PARISOTTO, I. Responsabilidade Social universitária: um estudo sobre seu significado para os representantes dos grupos de interesse de uma universidade. Revista de Negócios, v. 23, n. 4, p. 7-24, 2019.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, n. 44, 2016.

WAIZBORT, L. Formação, especialização, diplomação: da universidade à instituição de ensino superior. Tempo social, v. 27, n. 2, p. 45-74, 2015.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZRITNEVA, E. I.; ЗРИТНЕВА, Е. И.; KONYGINA, M. N.; КОНЫГИНА, М. Н.; MAGIN, V. A.; МАГИН, В. А.; PANOVA, I. E.; ПАНОВА, И. Е.; KHARCHENKO, L. N.; ХАРЧЕНКО, Л. Н.; SHAPOVALOV, V. K.; ШАПОВАЛОВ, В. К.. Regional university development in modern Russia conditions. Turkish online Journal of Design art and Communication, v. 7, p. 1939-1945, 2017.

Downloads

Publicado

16-08-2023

Como Citar

Ramos Filho, A. F. (2023). INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SEUS PRODUTOS. Divers@!, 16(1), 52–78. https://doi.org/10.5380/diver.v16i1.86268

Edição

Seção

Artigos