IV WEB SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES: EDIÇÃO CIÊNCIAS AMBIENTAIS E I SIMPÓSIO ON-LINE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNEMAT
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i0.81096Resumo
O Web Seminários Interdisciplinares surgiu dos anseios em apresentar um debate pautado na interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Desde o seu nascimento, suas edições têm sido de forma on-line, transmitidas pela plataforma YouTube, devido a Pandemia da Covid-19 que assola o mundo e o Brasil, tendo seu primeiro caso no final de 2019 na China e no Brasil no primeiro semestre de 2020.
A primeira edição aconteceu 22 de julho até 19 de setembro de 2020, com um total de 1143 inscrições. O II Web Seminários Interdisciplinares: Edição Paulo Freire foi realizado entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020 com 853 inscritos, já a terceira edição, III Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Biológicas aconteceu entre 07 e 11 de dezembro de 2020 com 811 inscrições e por fim, temos a quarta edição, IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT, com 1083 inscrições.
O IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT teve como proposta debater a área das Ciências Ambientais em suas diversas facetas, pautadas pela interdisciplinaridade. O evento foi dividido em mesas-redondas on-line com os seguintes temas: 1) Ciências Ambientais e Interdisciplinaridade; 2) Justiça Climática; 3) Conservação dos Biomas Brasileiros; 4) Gestão Participativa e Políticas Públicas Ambientais; 5) Educação Ambiental.
A quarta edição teve dois diferenciais em relação as edições anteriores, ela contou com a oferta de minicursos e com a submissão e apresentação de trabalhos na modalidade resumos. Foram nove eixos temáticos que os participantes submeteram seus resumos, totalizando 159 trabalhos, divididos em relatos de pesquisas e relatos de experiência.
Os eixos temáticos foram: 1) Direitos Humanos, Ciências Ambientais e Educação; 2) Políticas Públicas Ambientais e Educação; 3) Movimentos sociais, Ciências Ambientais e Educação; 4) Educação, Currículo e Ciências Ambientais; 5) Formação de professores/agentes em Ciências Ambientais; 6) Diálogo dos Saberes, Etnociências e Ciências Ambientais; 7) Questões socioambientais dos biomas brasileiros; 8) Gestão socioambiental; 9) Saúde e Ciências Ambientais. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica composta por mestres e doutores quanto a sua relevância científica, metodológica e social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

