IV WEB SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES: EDIÇÃO CIÊNCIAS AMBIENTAIS E I SIMPÓSIO ON-LINE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNEMAT
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v14i0.81096Resumo
O Web Seminários Interdisciplinares surgiu dos anseios em apresentar um debate pautado na interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Desde o seu nascimento, suas edições têm sido de forma on-line, transmitidas pela plataforma YouTube, devido a Pandemia da Covid-19 que assola o mundo e o Brasil, tendo seu primeiro caso no final de 2019 na China e no Brasil no primeiro semestre de 2020.
A primeira edição aconteceu 22 de julho até 19 de setembro de 2020, com um total de 1143 inscrições. O II Web Seminários Interdisciplinares: Edição Paulo Freire foi realizado entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020 com 853 inscritos, já a terceira edição, III Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Biológicas aconteceu entre 07 e 11 de dezembro de 2020 com 811 inscrições e por fim, temos a quarta edição, IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT, com 1083 inscrições.
O IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT teve como proposta debater a área das Ciências Ambientais em suas diversas facetas, pautadas pela interdisciplinaridade. O evento foi dividido em mesas-redondas on-line com os seguintes temas: 1) Ciências Ambientais e Interdisciplinaridade; 2) Justiça Climática; 3) Conservação dos Biomas Brasileiros; 4) Gestão Participativa e Políticas Públicas Ambientais; 5) Educação Ambiental.
A quarta edição teve dois diferenciais em relação as edições anteriores, ela contou com a oferta de minicursos e com a submissão e apresentação de trabalhos na modalidade resumos. Foram nove eixos temáticos que os participantes submeteram seus resumos, totalizando 159 trabalhos, divididos em relatos de pesquisas e relatos de experiência.
Os eixos temáticos foram: 1) Direitos Humanos, Ciências Ambientais e Educação; 2) Políticas Públicas Ambientais e Educação; 3) Movimentos sociais, Ciências Ambientais e Educação; 4) Educação, Currículo e Ciências Ambientais; 5) Formação de professores/agentes em Ciências Ambientais; 6) Diálogo dos Saberes, Etnociências e Ciências Ambientais; 7) Questões socioambientais dos biomas brasileiros; 8) Gestão socioambiental; 9) Saúde e Ciências Ambientais. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica composta por mestres e doutores quanto a sua relevância científica, metodológica e social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.