Open Journal Systems

OFICINA DE FANZINE NA PANDEMIA

Evelyn Raquel Carvalho, Lucas Paulatti Kassar, Clovis Wanzinack, Maria Sara de Lima Dias

Resumo


Este relato de experiência sintetiza uma ação extensionista desenvolvida pelo Projeto TUTOR (tecnologia, universidade, trabalho e orientação profissional) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizada em modo online em dois encontros com a participação de 36 pessoas (professores/as, estudantes e comunidade em geral). A oficina objetivou difundir o fanzine como uma mídia alternativa passível de publicação independente, e também como prática pedagógica de reflexão sobre a realidade vivida no período pandêmico. O primeiro encontro, de viés expositivo, introduziu os/as participantes em informações sobre a técnica, suas características, possibilidades de expressão – poesias, colagens, letras musicais, entre outras - e objetivos da atividade. No segundo, os/as participantes apresentaram suas produções, descrevendo o processo de construção de ideias, os recursos disponíveis e as potencialidades do exercício. A proposta resultou em nove fanzines, cujos conteúdos concentraram-se nos seguintes temas escolhidos pelos/as participantes: identidade; economia; política; meio ambiente; isolamento social e aulas online. A análise das produções temáticas revela a criatividade expressiva dos/ as participantes e indica que a experiência extensionista contribui de forma positiva e propositiva para a troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva. Considera-se o fanzine como uma técnica alternativa acessível que pode favorecer a construção e comunicação de um pensamento crítico sobre a realidade. A análise da experiência aponta também que a proposta reforça as diretrizes da extensão universitária (interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino pesquisa extensão; impacto na formação do estudante; impacto na transformação social), percebidas durante todo o percurso da atividade.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, C. D. Ausência. In: O corpo. São Paulo:

Companhia das Letras, 2015, p.21.

ANTUNES, R. L. C. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2003.

ANTUNES, R. L. O caracol e sua concha. São Paulo: Boitempo, 2005.

ANTUNES, R. L. C. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

DEUS, S. Impacto e Transformação Social: o papel da extensão universitária. In: GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. de S. (org.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016, p. 93-108.

DIAS, M. S. de L. A Patologia do Capitalismo, Coronavírus e o Cuidar. Nuevo Blog. 2020. Disponível em:

DIAS, M. S. de L.; BROGNOLI, Paula Caldas; HAMM, Larissa Ricarte de Figueiredo; MOREIRA, Pedro. Extensão Universitária em Tempos de COVID-19: um relato de Experiência no Projeto (TUTOR). Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, 4 set. 2020. p. 247-255.

FORPROEXT. Política nacional de extensão universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https:// www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/ Pol%C3%ADticaNacional-de-Extens%C3%A3o- Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

FORPROEXT. Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Brasília, 2015.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GUÉRIOS, E.; STOLTZ, T. (org.). Educação e extensão universitária: pesquisa e docência. Curitiba: Editora Juruá, 2017.

MUNCH, Edvard. O Grito. 1893. Pintura, óleo sobre tela, têmpera e pastel sobre cartão, 91 x 73,5 cm.

OLIVEIRA. M. R. Prefácio. In: GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. de S. (org.). Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: CRV, 2016, p. 11-16.

PEREIRA, D. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual. Revista Bem Legal, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 149-159, 2016.

PUNI, C. Didática-Zine: um fanzine sobre gênero e sexualidade para diferentes caminhos metodológicos. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015.

RIVAS, N. Já ouviu falar em fanzine? Design Culture. Set. 2016. Disponível em:

TUTOR (trabalho, universidade, tecnologia e orientação profissional). Canal no Instagram. Disponível em:




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v14i1.78866

Apontamentos

  • Não há apontamentos.