OFICINA DE FANZINE NA PANDEMIA
Resumo
Este relato de experiência sintetiza uma ação extensionista desenvolvida pelo Projeto TUTOR (tecnologia, universidade, trabalho e orientação profissional) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizada em modo online em dois encontros com a participação de 36 pessoas (professores/as, estudantes e comunidade em geral). A oficina objetivou difundir o fanzine como uma mídia alternativa passível de publicação independente, e também como prática pedagógica de reflexão sobre a realidade vivida no período pandêmico. O primeiro encontro, de viés expositivo, introduziu os/as participantes em informações sobre a técnica, suas características, possibilidades de expressão – poesias, colagens, letras musicais, entre outras - e objetivos da atividade. No segundo, os/as participantes apresentaram suas produções, descrevendo o processo de construção de ideias, os recursos disponíveis e as potencialidades do exercício. A proposta resultou em nove fanzines, cujos conteúdos concentraram-se nos seguintes temas escolhidos pelos/as participantes: identidade; economia; política; meio ambiente; isolamento social e aulas online. A análise das produções temáticas revela a criatividade expressiva dos/ as participantes e indica que a experiência extensionista contribui de forma positiva e propositiva para a troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva. Considera-se o fanzine como uma técnica alternativa acessível que pode favorecer a construção e comunicação de um pensamento crítico sobre a realidade. A análise da experiência aponta também que a proposta reforça as diretrizes da extensão universitária (interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino pesquisa extensão; impacto na formação do estudante; impacto na transformação social), percebidas durante todo o percurso da atividade.
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