SABERES ETNOBOTÂNICOS: À BEIRA DO ESQUECIMENTO OU RUMO À RESILIÊNCIA?

Autores

  • Gisele Francisca Horokoski Universidade Federal do Paraná, PPGMADE http://orcid.org/0000-0002-0438-385X
  • Aretusa Porcionato dos Santos Universidade Federal do Paraná, PROFCIAMB.
  • Monique Andressa de Oliveira Universidade Federal do Paraná, PROFCIAMB.

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v13i2.76918

Resumo

Acredita-se que o Brasil possui a maior diversidade genética vegetal do planeta. Nesse contexto, refletimos a Etnobotânica como ciência multidisciplinar que considera a percepção, o manejo e a classificação dos vegetais, com o estudo das relações dos povos com as plantas e suas contribuições para a concepção de saúde. Sendo assim, através de uma revisão bibliográfica, nosso objetivo foi trazer neste artigo discussões em torno do desafio de promover a visibilidade e a valorização dos saberes etnobotânicos, apresentando recortes etnográficos obtidos em três pesquisas apresentadas ao Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, da Associada UFPR. Como resultado das reflexões geradas no decorrer das pesquisas, propomos como linhas de discussões que podem se abrir com a valorização e visibilidade dos saberes etnobotânicos: o auto reconhecimento dos sujeitos, que leva ao pertencimento e a resiliência; respeito aos sujeitos e aos seus povos e culturas que manifestam esses saberes; representatividade política e acesso a políticas públicas quando incluídos em grupos étnicos, o que garantiria as práticas culturais, principalmente ligados ao trabalho; e o valor intrínseco da importância das plantas para a saúde, tendo como meio a alimentação saudável e o uso de plantas medicinais no auxílio a prevenção e tratamento de doenças. Concluímos que a valorização e visibilidade dos saberes etnobotânicos além de trazer os sujeitos ausentes, pessoas que detêm esses conhecimentos, para o diálogo de saberes, faz com que aos poucos eles possam se reinventar, caminhando junto com a modernidade, a ciência e a tecnologia, sem perder suas identidades. Ou a modernidade, a ciência e tecnologia caminhando junto a eles.

Biografia do Autor

Gisele Francisca Horokoski, Universidade Federal do Paraná, PPGMADE

Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento, PPGMADE/UFPR. Mestre em Ensino das Ciências Ambientais, PROFCIAMB/UFPR. Especialista em Educação Ambiental e Agroecológa, UFPR Litoral

Aretusa Porcionato dos Santos, Universidade Federal do Paraná, PROFCIAMB.

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais, PROFCIAMB/UFPR. Licenciada em Matemática, FAFIPAR.

Monique Andressa de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, PROFCIAMB.

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais, PROFCIAMB/UFPR. Licenciada em Ciências Sociais, UNIOESTE.

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Publicado

03-02-2021

Como Citar

Horokoski, G. F., Santos, A. P. dos, & Oliveira, M. A. de. (2021). SABERES ETNOBOTÂNICOS: À BEIRA DO ESQUECIMENTO OU RUMO À RESILIÊNCIA?. Divers@!, 13(2), 233–239. https://doi.org/10.5380/diver.v13i2.76918

Edição

Seção

Dossiê