A TECNOLOGIA E O ENSINO: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO APOIO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Leandro Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v14i1.74369

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar e sugerir formas de permitir que os alunos tenham acesso a softwares que venham de encontro com o que estão aprendendo em sala. Desta forma, se torna importante que escolas de idiomas possuam plataformas interativas para que o aluno tenha acesso e possa praticar conteúdo visto em sala de aula. No entanto, as plataformas de maneira alguma substituem conteúdos apresentados na sala pelo professor, mas servem como meio de reforço, permitindo que o aluno continue praticando. A aprendizagem de um novo idioma demanda disciplina e continuidade, sendo fundamental que o aprendiz de uma nova língua permita que o novo idioma faça parte do seu dia a dia. Neste contexto, percebe-se a importância de escolas de idiomas investirem em ferramentas tecnológicas na busca de engajar e encantar seus alunos. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo aplicada em uma escola de idiomas localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, foi possível traçar estratégias e táticas para a aplicabilidade do tema em sala de aula. Essas plataformas não podem ser vistas apenas de forma mercadológica, é necessário que sejam embasadas de forma pedagógica, uma vez que as atividades apresentadas nas plataformas devem ser extensão da sala de aula, buscando trazer o mesmo método de ensino que a escola promove. As plataformas educativas podem variar de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada escola, contudo, este projeto trouxe algumas sugestões como, jogos, quiz (perguntas e respostas), aplicativos e realidade aumentada.

Biografia do Autor

Leandro Oliveira

Professor de administração e inglês em instituição pública e privada de níveis superior e profissionalizante.

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Publicado

01-07-2021

Como Citar

Oliveira, L. (2021). A TECNOLOGIA E O ENSINO: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO APOIO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA. Divers@!, 14(1), 57–65. https://doi.org/10.5380/diver.v14i1.74369

Edição

Seção

Artigos