VALADARES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ELEMENTOS DA CONFIGURAÇÃO SOCIAL DA ILHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v10i2.51495Resumo
Esta pesquisa visa apresentar elementos da configuração social da Ilha dos Valadares. Localizada em Paranaguá, litoral do Paraná, na margem direita do rio Itiberê, mantém uma relação de mediação com a cidade de Paranaguá e com diversos núcleos de povoamento dispersos em formas de sítios no seu entorno. Como opção teoria-metodológica, abordaremos a Ilha como resultante de uma comunidade e os sujeitos que dela fazem parte, como caiçara. Para tanto, vivências e entrevistas são desenvolvidas para melhor compreensão desta realidade socioambiental. Isto porque as transformações dos espaços rurais e urbanos têm mudado intensamente suas relações sociais e culturais e a falta de políticas públicas e planejamento não têm conseguido manter o controle da ocupação desordenada deste espaço, que acontece de forma aleatória. A preocupação com estas transformações promoveu o desenvolvimento deste trabalho, que tem por finalidade verificar elementos da identidade local e espacial a partir de seu cotidiano, ou seja, evidenciar o que muda e principalmente o que permanece nesta cultura, tendo como base o processo de formação social na ilha e suas modificações atuais.
Palavras-chave: Ilha dos Valadares; Caiçara; Comunidade.
Referências
BRUSTOLIN, Edmar Antonio Brostulim. A quantas margens da cidade: cultura e política nas relações entre a Ilha de Valadares e a cidade de Paranaguá – PR. Monografia apresentada ao setor de Ciências Humanas, Letras e artes departamento de Antropologia, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
CONSENTINO, André, et al. Ilha dos Valadares. Curitiba: Imprensa, Universitária do UCP, 1982.
DELGADO, Anna K. Chaves. O carnaval como elemento identitário e atrativo turistico: análise do projeto folia de rua em João Pessoa (PB). CULTUR revista de cultura e turismo, UESC, ano 06-Nº 04- out/2012. Disponível em : <http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/ano6-edicao4/2.carnaval.pdf>
DIEGUES. Antonio Carlos. Enciclopédia caiçara. São Paulo: Hucitec, Nupaub/CEC. Vol.1.2004.
ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ELIAS, & e SCOTSON, Norbert. John L. Scotson. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FELISBINO, Janelize Nascimento. Valadares: história, cultura e meio ambiente. Curitiba: Ed do Autor, 2016.
______. Qualidade socioambiental e dinâmica populacional em periferias urbanas: estudos de caso realizado na Ilha dos Valadares Paranaguá-Paraná. Trabalho apresentado no XVIII Encontro Nacional de Estudo Populacional. ABEP, realizado em Águas de Lindóia/SP – Brasil, 2012.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora, Lamparina 2014.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Informações básicas Municipais. Disponível em: < HTTP:/WWW.ibge.gov.br>. Acesso em: 30 de jan.2017.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
MARCÍLIO, Maria Luiza. Caiçara: Terra e População: Estudo de Demografia Histórica e da História Social de Ubatuba. 2. Ed. São Paulo: Edusp, 2006.
OUTHWAIT, William. BOTTOMORE,Tom. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima. Os espinhos, as flores e os frutos do mandacaru: as transformações na configuração social de uma comunidade rural camponesa a partir das intervenções de atores internos e externos. Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós- graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, do setor de Humanidades para a obtenção do Título em Doutor em Ciências Sociais. Campina Grande, 2011.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no Início do Século XXI. 16º Ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

