ENSINAR A COMPREENDER AS ENTRELINHAS

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral
  • Luciana F Ferreira Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral
  • Thais Guedes de Carvalho Universidade Federal do Paraná. Setor UFPR Litoral
  • Dabinei Lima Ferreira Prefeitura Municipal de Matinhos

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v7i1.39588

Resumo

O autor Marcuschi (1996) afirma que é intencional os vazios deixados pelo autor no texto, para que o leitor torne-se co-autor durante a leitura, enquanto Solé (1998) defende que as estratégias que levam à compreensão do texto são passíveis de serem ensinadas. Por isso, no projeto Clube da Leitura 120 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental participaram de sessões de leitura com o emprego das estratégias de Solé. Como avaliação, das 28 crianças entrevistadas, 97% responderam que apreciaram a atividade e 14 consideram a leitura agradável. Conclui-se que a leitura com mediação contribuiu com o desenvolvimento da compreensão leitora e com a formação do leitor literário

Downloads

Como Citar

Gandin, R. V., Ferreira, L. F., Carvalho, T. G. de, & Ferreira, D. L. (2014). ENSINAR A COMPREENDER AS ENTRELINHAS. Divers@!, 7(1). https://doi.org/10.5380/diver.v7i1.39588

Edição

Seção

Artigos