A MULHER INDIGENA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFPR – SETOR LITORAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v7i1.39586Resumo
Este estudo teve por objetivo problematizar a questão de gênero no contexto
indígena Guarani-Kaingang na Universidade, ao trazer relatos de mulheres indígenas que estudam na Universidade Federal do Paraná – UFPR Setor Litoral, destacando impactos e significações na vivência universitária destas mulheres. Para tanto, ocorreu uma aproximação teórica entre feminismos e estudos pós-coloniais, enfatizando o papel político que se pode notar no posicionamento de falas dessas mulheres. Foi problematizado também a questão da construção dos saberes no ocidente e a relação hierárquica deste frente as cosmologias indígenas, sem contudo pormenorizar os aspectos destas. A Metodologia utilizada foi a que combina a análise bibliográfica em livros, artigos, sites com
dados de documentos acadêmicos de estudantes indígenas da UFPR, cotejando entrevistas realizadas com as 6 estudantes indígenas que cursam graduação na referida instituição. Reconheço que com esta opção, este trabalho poderá cumprir o papel de instigar a universidade, a comunidade indígena, enfim todas as pessoas a pensar sobre a presença, significância e importância da indígena nesse meio. Reitero que esta pesquisa se preste a subsidiar novos estudos, mais abrangentes e diversos e, por conseguinte, os resultados aqui obtidos sejam utilizados como contribuição para o aperfeiçoamento das pesquisas neste campo.
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