ESTUDO DA DISCIPLINA DE LIBRAS EM DUAS LICENCIATURAS NO LITORAL DO PARANÁ

Autores

  • Érica Alves Fernandes de Andrade Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v6i2.35085

Resumo

Esta pesquisa se reporta aos resultados sobre as reflexões dos estudantes de duas licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, sobre a Língua Brasileira de Sinais, em relação ao conhecimento prévio dessa, à carga horária ministrada, às dificuldades e mudanças de paradigmas com relação ao mundo surdo. Os dados foram sistematizados a partir de um questionário com seis perguntas fechadas, com o objetivo de pesquisar a oferta da disciplina da Língua Brasileira de Sinais no curso de Pedagogia e Letras, investigando a visão dos licenciandos e do professor sobre os limites e possibilidades da carga horária e dos objetivos do ementário sugerido, tendo como parâmetro os pressupostos da educação bilíngue discutidos pelas pesquisadoras Dorziat (2009), Felipe (2007), Martins (2011), Mercado (2011), Mercado (2012), Quadros; Karnopp (2004), Quadros; Schimidt (2006), Stroebel (2008), Stroebel (2011) and Witkoski (2012) and by Skliar (2011). O produto contribuirá para um (re)pensar na formação de docentes no exercício futuro da função.

Downloads

Como Citar

Andrade, Érica A. F. de. (2013). ESTUDO DA DISCIPLINA DE LIBRAS EM DUAS LICENCIATURAS NO LITORAL DO PARANÁ. Divers@!, 6(2). https://doi.org/10.5380/diver.v6i2.35085

Edição

Seção

Artigos