ESTUDO DA DISCIPLINA DE LIBRAS EM DUAS LICENCIATURAS NO LITORAL DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v6i2.35085Resumo
Esta pesquisa se reporta aos resultados sobre as reflexões dos estudantes de duas licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, sobre a Língua Brasileira de Sinais, em relação ao conhecimento prévio dessa, à carga horária ministrada, às dificuldades e mudanças de paradigmas com relação ao mundo surdo. Os dados foram sistematizados a partir de um questionário com seis perguntas fechadas, com o objetivo de pesquisar a oferta da disciplina da Língua Brasileira de Sinais no curso de Pedagogia e Letras, investigando a visão dos licenciandos e do professor sobre os limites e possibilidades da carga horária e dos objetivos do ementário sugerido, tendo como parâmetro os pressupostos da educação bilíngue discutidos pelas pesquisadoras Dorziat (2009), Felipe (2007), Martins (2011), Mercado (2011), Mercado (2012), Quadros; Karnopp (2004), Quadros; Schimidt (2006), Stroebel (2008), Stroebel (2011) and Witkoski (2012) and by Skliar (2011). O produto contribuirá para um (re)pensar na formação de docentes no exercício futuro da função.
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