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A FORMAÇÃO CONTINUADA – ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Silvana Cassia Hoeller

Resumo


A responsabilidade social é uma demanda que poderá ser atingida quando as universidades problematizarem
a sua relação com a sociedade. O questionamento só será possível quando houver espaços para a reinvenção da realidade. Nesse contexto a universidade pode representar uma condição de Projeto que avança na direção de novos paradigmas. A sociedade vem reconhecendo
a existência de outros espaços de produção do conhecimento e colocando em questão as tradicionais funções da universidade. Assim, o artigo traz as experiências construídas a partir da UFPR Litoral que tem como premissa sua responsabilidade social e firma posição pautando-se
em princípios democráticos e emancipatórios, explicitados pelo compromisso da universidade pública. Esse processo pode ser sentido nos cursos de pós-graduação em Educação do Campo, que faz o exercício de pensar o conhecimento a partir da realidade concreta de seus sujeitos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v4i1.34149

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