O FEMININO NA DANÇA DO VENTRE: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v1i1.34038Resumo
Este trabalho aborda a questão do feminino na dança do ventre, tendo como aportes a antropologia da dança (HANNA, 1999) e a contribuição de teóricas feministas. Apresenta
uma análise histórica da dança do ventre, utilizando a categoria de “gênero” como eixo de reflexão crítica. Além de uma atividade artística, a dança do ventre é analisada como uma prática social, que (re)produz significados de gênero, os quais variam em função do contexto histórico e social percebidas de modo diferente na cultura oriental e ocidental. Foram analisados significados que associam o feminino a certos lugares simbólicos: a natureza, a sacerdotisa, a odalisca, a gawazze, a cortesã, a esposa, a femme fatale, a bailarina profissional. Através desta análise, compreendeu-se que a dança do ventre se constitui como um modo de
subjetivação e estetização performático do feminino, cujos valores são historicamente construídos nas relações sociais de gênero.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
A Revista Divers@! é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Divers@! no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.

