A INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL NA COMPREENSÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v6i1.33922Resumo
Neste trabalho, buscamos avaliar a compreensão leitora dos indivíduos frente a diferentes formas de organização textuais. Com base na teoria dos processos cognitivos da leitura de Kleiman (2004), na definição das características hipertextuais do texto de Marcuschi (1999, 2001, 2005, 2007), levantamos a hipótese de que a organização hipertextual com seus recursos hipermidiáticos influenciaria o processo de compreensão leitora e produziria diferentes resultados de compreensão leitora em relação à versão linear. Para verificar se a organização textual interfere no processamento da leitura, foram produzidos dois experimentos. Para cada um deles foi construída uma versão hipertextual e outra idêntica em versão linear. Após a leitura dos textos, os informantes foram submetidos a um questionário que objetivava avaliar importantes habilidades de leitura, a saber: compreensão global/tema, localização de informação explícita, inferência de informação implícita, estabelecimento de relações
de coerência local e estabelecimento de relações de coerência entre links.
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